quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

EUA PASSAM A PERMITIR DOAÇÃO DE SANGUE POR HOMENS HOMOSSEXUAIS...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

A FDA, sigla em inglês da agência americana que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, anunciou na terça-feira (23) que vai derrubar a proibição a gays e bissexuais de doarem sangue.

A proibição data de 1983, no início da epidemia de Aids no país, quando ainda havia pouca informação sobre o vírus HIV e não se tinha testes rápidos para detectá-lo. Com o fim da proibição, especialistas calculam que o suprimento de sangue pode crescer até 4% no país.

No entanto, apenas homens gays e bissexuais que não tiveram relações sexuais nos últimos 12 meses com homens poderão doar sangue.

A agência afirmou em nota que "examinou cuidadosamente" a questão" e "considerou evidências científicas antes de mudar a política. Um guia detalhado da mudança será publicado já no início de 2015.

Segundo o Instituto Williams, da Universidade da Califórnia, a mudança adicionará 317 mil bolsas de 500 ml ao suprimento nacional de sangue anualmente, o aumentando de 2% para 4%.


Cerca de 8,5% dos homens norte-americanos (cerca de 10 milhões de pessoas) afirma já ter feito sexo com outro homem depois dos 18 anos, mostram dados do instituto californiano. Se a nova política permitisse que gays e bissexuais que tiveram relações sexuais no último ano pudessem doar sangue, o suprimento nacional poderia dobrar. (Com New York Times).

Nenhum comentário:

Postar um comentário