sábado, 24 de janeiro de 2015

CALOR INTENSO E UMIDADE PODEM CAUSAR AS DOENÇAS GINECOLÓGICAS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A estação mais esperada do ano, o Verão, também pode ser um grande vilão para a saúde feminina, devido à alta temperatura. Neste período de férias e recessos, é comum que as pessoas escolham piscinas e praias para aproveitar o calor intenso.
Mas, a especialista em ginecologia, obstetrícia e medicina fetal, do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP), Dra. Daniele Peev, alerta as mulheres para redobrar os cuidados nesta época do ano, principalmente, em relação à saúde íntima.
“A umidade e o aumento da temperatura podem trazer consigo inflamações, coceiras e corrimentos”, ressalta a médica.
Segundo a especialista, a doença mais comum durante o período é a candidíase, que é causada pelo fungo “Cândida Albicans”. Os sintomas são coceira e dor para urinar e durante o ato sexual, além de corrimento.
“Associada à candidíase podem, ainda, aparecer as vulvovaginites, outro tipo de doença causado por inúmeros protozoários e bactérias”, completa a Dra. Daniele, do Centro Médico São José.
A candidíase tem cura e o tratamento, geralmente, é feito com antifúngico e creme para a região íntima. O tempo de recuperação varia de acordo com a paciente.
A doença pode, contudo, ser evitada com alguns pequenos atos, como: evitar o uso prolongado de peças úmidas e roupas com tecidos sintéticos, que aumentam a umidade e a temperatura na região genital.
“Devemos, sempre que possível, trocar o biquíni molhado por peça seca, além de optar por tecidos menos sintéticos, que deixam as partes íntimas respirarem. Desta forma, evitamos um ambiente propício para a proliferação dos fungos”, explica a especialista do Centro Médico São José.
A atenção com os lugares para sentar-se durante as férias também deve ser redobrada, alerta Dra. Daniele, evitando, assim, a proximidade com os fungos.
“Evitar contato direto com a areia, escolhendo uma cadeira para se sentar, é a melhor opção. Pois a areia está infectada de micro-organismos, que podem causar infecções vaginais”, lembra a médica.
Outra questão importante é a higienização da parte íntima, que deve ser feita com frequência e de maneira correta. “A higiene na região íntima é muito importante e deve ser feita sempre com água corrente limpa, sabonete neutro de glicerina, de coco ou específico íntimo, indicado pelo ginecologista. Além disto, é preciso lembrar-se, sempre, de lavar as mãos”, salienta.
Lavar peças íntimas durante o banho e as deixar secando no box também é uma grande oportunidade para as bactérias, já que o local é úmido.
“O ideal é que a secagem ocorra em um lugar ventilado e, logo após, seja usado o ferro de passar, evitando a umidade e, consequentemente, a contaminação”, enfatiza Dra. Daniele.
O uso incorreto do absorvente diário, durante o Verão, também pode auxiliar na proliferação de fungos e bactérias, já que existe um abafamento na região íntima, que modifica a acidez da vagina, aumentando a incidência de infecções.
“No caso do absorvente interno, por exemplo, ele serve como barreira para alguns micro-organismos, mas devem ser trocados a cada 3 horas. Pois, o uso prolongado pode fazer com que as bactérias cheguem à parte superior do útero, causando infecção em proporções maiores”, alerta.
Confira algumas dicas para curtir o verão com saúde e bem-estar:
1) Evitar uso prolongado de peças úmidas (trocar a cada 5 ou 6 horas);
2)  Usar sempre roupas leves e ventiladas;
3) Fazer a higiene íntima adequada;
4) Evitar compartilhar roupas íntimas e toalhas;
5) Utilizar sempre camisinha;

6) Agendar consultas com frequência ao ginecologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário