segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

HIDRATAÇÃO, ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIOS LEVES DEVEM SER PRIORIDADES NO VERÃO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A estação das altas temperaturas já começou e o calor é forte em todo o país. Segundo a agência Climatempo, a estação deve ser marcada pela intensidade de calor mais alta que a média dos últimos anos, e pela entrada de um ar mais seco. Toda essa mudança climática exige cuidados com a hidratação, alimentação e com o corpo.
De acordo com a médica, Fátima Lorena Mendes, o verão exige cuidados específicos para evitar danos à saúde e o primeiro deles é, sem dúvida, a hidratação.
“Não é recomendado esperar “sentir sede” para ingerir líquidos, pois esta é uma sinalização do organismo de que já há algum grau de desidratação. E para quem pratica exercícios, é importante está atento à hidratação antes, durante e depois de toda atividade física”. Mas, afinal, qual é a quantidade de água que deve ser ingerida nessa época? E a alimentação, como deve ser?
A água, segundo a médica, é o componente que se encontra em maior quantidade no nosso organismo, cerca de 60% do peso corporal.
“Perdemos, naturalmente, em torno de 2000 a 2300 ml de água por dia, através da transpiração e de secreções do trato respiratório. Como não há estoque corporal autossuficiente, precisamos repor”. A especialista afirma que o quantitativo de reposição é muito particular, porém uma quantidade razoável é de 2500 a 3000 ml por dia.
Já a alimentação deve ser leve, assim como as roupas a fim de facilitar a transpiração. Frutas, legumes e verduras devem ser priorizados na dieta, pois além de serem fontes de vitaminas, minerais e fibras são facilmente digeridos.
Uma dica da médica Fátima Lorena Mendes é atentar ao excesso de umidade; que pode se acumular nas axilas, entre os dedos dos pés ou mesmo pelo uso prolongado de roupas de banho molhadas, ambiente propício à proliferação de fungos responsáveis pelas micoses.
A médica ressalta ainda que não se pode negligenciar a proteção solar. “Abuse do uso de chapéus, óculos escuros, bloqueadores com fatores de proteção específicos para cada tipo de pele e na medida do possível evitar exposição das 10 às 16h”, fortalece.
Idosos. 
Os idosos estão entre o público mais vulnerável no verão. Fátima Lorena Mendes chama atenção para a desidratação, distúrbio mais comum nessa faixa etária, podendo ser grave, com quadros de queda de pressão arterial, tontura, perda da consciência, lesões em órgãos internos como rins, fígado e cérebro.
Segundo dados da Vitalmed, empresa líder de mercado no atendimento de urgência e emergência, durante esse período do ano, cresce o número de ocorrências envolvendo desidratação de idosos, principalmente aquelas pessoas que precisam de atenção especial.
Com o aumento de festas e eventos na cidade, muitas vezes, esses pacientes tem os cuidados negligenciados pelos seus responsáveis e aí deixam de ingerir líquidos.

A médica lembra que há a necessidade de oferecer líquidos aos idosos ainda que não se queixem de sede! A necessidade diária de líquidos é de 30 ml para cada quilo de peso: a recomendação média é do consumo de água de, no mínimo, 1 litro e meio por dia.  Podem ser oferecidos também sucos, chás, água de coco, isotônicos. A dica é se hidratar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário