segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

8 HÁBITOS QUE PREVINEM MICOSES...

FONTE: Fernanda Maranha - iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.


Micose é uma infecção causada por fungos que deve ser tratada com cuidados médicos. O surgimento de micoses, principalmente durante o verão, é muito comum.
De acordo com a bioquímica e diretora da Linha Confirme de autotestes para diabetes, Carolina Ynterian, a micose “pode acontecer quando o pé está machucado e a unha um pouco levantada, pois isso facilita a entrada de micro-organismos”.
Mas mesmo sem qualquer machucado, um ambiente de calor e umidade é bastante propício para o surgimento da infecção de pele, explica Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Os tipos de micose mais comuns aparecem, normalmente, nas unhas e dedos dos pés, mas existem outras variações, como a condição conhecida como pano branco, que pode surgir nas costas e couro cabeludo. Tem ainda a candidíase, típica das dobras do corpo.
Carolina ressalta que diabéticos têm maior pré-disposição para contrair qualquer tipo de infecção, inclusive a causada por fungos, e completa: “Problemas nos pés dos diabéticos são mais graves do que o de outras pessoas”.
Confira 8 hábitos que ajudam a prevenir:
-- Principalmente no verão, use sapatos arejados;
-- Mantenha as unhas dos pés aparadas, para facilitar a oxigenação do local;
-- Seque bem os pés depois do banho, principalmente entre os dedos;
-- Fique atenta aos hábitos de higiene de manicure e pedicure: só faça as unhas em um lugar que esterelize os materiais e abra-os na sua frente;
-- Fique sempre de olho para encontrar focos de infecção por fungos ainda no começo. Nessa etapa, o tratamento é mais simples;
-- De vez em quando, deixe as unhas sem esmalte. Segundo a bioquímica Carolina Ynterian, esmaltes dificultam a observação e o tratamento da micose;
-- Faça rodízio de sapatos: não usar o mesmo par por dois dias seguidos e deixar um em ambiente arejado enquanto utiliza o outro é recomendável;
-- Micose pode surgir em outras partes do corpo. Secar as dobras da pele, por exemplo na virilha e embaixo dos seios nas mulheres, é uma medida essencial para evitá-las.
Tratamento. 
Ao perceber que possui qualquer tipo de micose, o ideal é procurar um dermatologista. O tratamento pode ser tópico, que é a aplicação de pomadas ou líquidos na região da lesão. Em casos mais graves pode ser exigido tratamento via oral.
“Se não tratar a micose, ela causa muito mal-estar, odor, descamação e coceira. Além de cada vez alastrar mais e o tratamento se tornar mais difícil” afirma Carolina.
Daniela diz que as micoses nas unhas merecem bastante atenção: “A unha do pé é bem complicada de tratar pela dificuldade de o remédio chegar ao ponto infectado por meio da circulação”.

Ela alerta que se a micose não for tratada por muito tempo, os fungos podem causar alterações irreversíveis na cor e forma das unhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário