terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A FALTA DE VITAMINA ‘D’ NA INFÂNCIA PODE SER UM FATOR DE RISCO CARDÍACO?...

FONTE: *** Dr. Tufi Dippe Jr (portaldocoracao.uol.com.br).

Níveis baixos de vitamina D durante a infância podem ser um fator de risco para a aterosclerose na vida adulta. Essa é a constatação principal de um estudo realizado por pesquisadores da Finlândia. O aumento do risco de aterosclerose foi independente de outros fatores de risco tradicionais para a doença, como o colesterol elevado, diabetes, hipertensão arterial ou tabagismo.

A aterosclerose é uma doença crônica-degenerativa que leva à obstrução das artérias (vasos que levam o sangue para os tecidos) pelo acúmulo de gorduras (principalmente colesterol) em suas paredes, sendo a principal causa do ataque cardíaco (infarto do miocárdio) e derrame cerebral (acidente vascular cerebral).

Os pesquisadores filandeses acompanharam 2.148 pessoas com idades entre 3 e 18 anos, a partir do ano de 1984. Os níveis de vitamina D dos participantes do estudo foram dosados no início da pesquisa e outras ocasiões, sendo a última dosagem realizada no ano de 2010. A presença dos fatores de risco tradicionais para a aterosclerose foram avaliados na infância e na vida adulta.

O espessamento do revestimento da artéria carótida esquerda, uma evidência objetiva de aterosclerose nessa artéria do pescoço, foi avaliado em todos os pacientes ao final de quase 30 anos de acompanhamento. Os resultados mostraram que baixos níveis vitamina D na infância associavam-se com um aumento da espessura do revestimento da carótida esquerda, particularmente em mulheres.

"Nossos achados sugerem que baixos níveis de vitamina D na infância podem ser um fator de risco para a aterosclerose, embora o benefício da reposição dessa vitamina durante esse período da vida visando prevenir a aterosclerose, ainda seja desconhecido pela medicina", disse o Dr. Markus Juonala, médico da Universidade de Turku (Finlândia).

A principal fonte de vitamina D para o corpo humano é a exposição solar, pois os raios ultravioleta são capazes de ativar uma pró-vitamina localizada pele, a qual se transforma em vitamina D.

Fonte: Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. CRM 13700 - Cardiologista em Curitiba.

Dr. Tufi Dippe Jr



O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.


IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial. 

O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário