sábado, 28 de fevereiro de 2015

CONHEÇA A CREATINA, UM SUPLEMENTO MUITO POPULAR NAS ACADEMIAS...

FONTE: Dr. Tufi Dippe Jr (portaldocoracao.uol.com.br).

                                            

A creatina é um dos suplementos mais falados entre os praticantes de atividades físicas. É indicado para aumento de força, melhor recuperação e ganho de massa muscular, mas com certa resistência por supostos problemas para a saúde. “A creatina é estocada nos músculos e usada como fonte rápida de energia para o processo de contração muscular”, explica Jomar Souza, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Ela é o conjunto de três aminoácidos (Arginina, Glicina e Metionina) já produzidos pelo organismo – fígado e rins – e armazenados nas células musculares, só que em quantidades baixas. Por isso, muitas vezes há a necessidade da suplementação. “Pessoas com problemas renais e hepáticos devem evitar seu uso, pois pode haver sobrecarga daqueles órgãos”, orienta Souza.

Se consumida adequadamente, não há motivos para se preocupar. Por reter muito líquido, o grande consumo de água é primordial. Consumi-la depois dos treinamentos é o melhor caminho, entre 3 e 5 gramas por dia, sendo possível, ainda, a ingestão junto a outros suplementos, como whey protein e BCAA.

Para corredores, os benefícios se garante apenas há dias de musculação ou de tiros. “Para corridas de meio e fundo, o consumo de creatina não demonstrou nenhum benefício cientificamente comprovado”, diz o especialista.

Indicação: para ganho de massa muscular, aumento de força e recuperação muscular. Para corredores, nos dias de academia ou tiros curtos.

Quando tomar? Preferencialmente após os treinamentos.

Quanto tomar?  A dosagem deve ser de aproximadamente 3 a 5 gramas por dia.

Efeitos colaterais: se consumida adequadamente, não há motivos para se preocupar. Pessoas com problemas reinais e hepáticos devem evitar o uso para não sobrecarregar os órgãos.

Importante: ingestão de muita água, pois a creatina retém bastante líquido.

Fonte: Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Dr. Tufi Dippe Jr

O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.


IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial. 

O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário