segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

MÚMIA DE MONGE BUDISTA É ENCONTRADA DENTRO DE ESTÁTUA DE MIL ANOS...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).
Corpo do monge foi mumificado em posição de meditação e seus órgãos foram substituídos por papéis com inscritos em chinês.
Restos mumificados de um monge foram encontrados dentro de uma estátua de Buda feita no século XI ou XII.  O corpo do monge foi mumificado em posição de meditação e os testes revelaram que seus órgãos foram removidos e alguns deles foram substituídos por rolos de papéis com inscritos em chinês antigo.

Uma investigação feita com a ajuda de máquinas de tomografia computadorizada e endoscopia determinou que a múmia é do mestre budista Liuquan, que pertencia à Escola Chinesa de Meditação.
Os exames foram realizados no Centro Médico Meander, na Holanda, e o estudo, conduzido por Erik Bruijn, especialista na arte e cultura budista do Museu Drents. 

Após a verificação, a múmia foi levada para Budapeste, onde ficará em exposição no Museu de História Natural da Hungria até maio. Além de passar por uma tomografia computadorizada, a múmia de quase mil anos teve pequenas amostras removidas com a ajuda de um aparelho endoscópico.

Diversos funcionários do hospital Meander ajudaram na realização dos testes gratuitamente, em seu tempo livre. A descoberta da múmia é de grande importância arqueológica, já que ela é a única múmia budista chinesa disponível para investigação científica no Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário