terça-feira, 31 de março de 2015

NUTRICIONISTA ALERTA SOBRE CUIDADOS COM AS "DIETAS MILAGROSAS"...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Em uma busca desenfreada pelo emagrecimento as pessoas passam a seguir comportamentos alimentares distorcidos e limitados.

O culto ao corpo e a supervalorização da beleza tem levado diversas pessoas, especialmente as mulheres, a recorrerem a dietas milagrosas em busca de um padrão corporal considerado perfeito. A mestra em Medicina e Saúde e professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio da Bahia Ramona Baqueiro faz alguns alertas sobre os cuidados que devem ser tomados com as dietas que prometem rápida perda de peso.
 De acordo com a professora, em uma busca desenfreada pelo emagrecimento as pessoas passam a seguir comportamentos alimentares distorcidos e limitados, nos quais diversos itens essenciais para uma boa nutrição são retirados do cardápio. “O uso de shakes, sopas, laxantes, diuréticos, chás combinados e dietas restritivas não são recomendados para promover a perda de peso”, afirma.

 Ramona diz que sintomas como tontura, fraqueza, vertigem, dificuldade de concentração e perda de memória são comuns em pessoas que aderem às restrições no cardápio. Para ela, esses sintomas mostram como a falta de alguns nutrientes pode ser prejudicial ao organismo. Além disso, esses comportamentos restritivos estão relacionados inclusive aos transtornos alimentares e aos distúrbios de imagem, como a obesidade, a anorexia e a bulimia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário