quarta-feira, 29 de abril de 2015

PILATES PARA IDOSOS: SAIBA POR QUE O MÉTODO É POUCO INDICADO PARA ESSE PÚBLICO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A atividade oferece condicionamento físico respeitando as limitações de cada praticante.


 
Com a proposta de oferecer condicionamento físico, autoconhecimento e reduzir o estresse, o Pilates tem se popularizado, principalmente, depois da adesão do método pelas celebridades. Recomendado para todas as idades, a modalidade tem sido indicada principalmente para os idosos.
Isso acontece porque o Pilates não é uma atividade física agressiva, de forte impacto. Adriane Lafemina, graduada em Educação Física, especializada no método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates e sócia da Personal Work - Assessoria em Welness & Fitness, explica que “os movimentos são suaves e harmoniosos por isso se adaptam ás limitações que podem surgir com a idade. A respiração é a base para todo exercício do método, melhorando a ventilação pulmonar, a circulação e a oxigenação do sangue e, consequentemente, o funcionamento do cérebro”.
Para ela, as vantagens não se limitam à melhora do condicionamento, mas também na condição psicológica do praticante: “um dos principais benefícios que o exercício traz é a melhora da auto-estima, pois uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos e movimentos que até então não se julgava capaz, sente-se confiante e realizado como pessoa”.
Quanto à prática em si, tem ganhado fãs por ser um método completo que trabalha diferentes grupos musculares, em especial, os das regiões centrais como abdominal, lombar e pélvica promovendo o equilíbrio postural e sensação de bem estar geral. Tudo isso unido a um atendimento personalizado e à prática em ambientes tranquilos, dois fatores que chamam a atenção dos praticantes na terceira idade.

Dessa forma, o Pilates melhora o equilíbrio, diminui o risco de queda, melhora a circulação sanguínea e oxigenação do sangue, faz da respiração um ato com consciência e relaxa física e mentalmente. Tudo isso respeitando o histórico e limites de cada um tornando o método uma atividade completa acima de tudo indicada para quem busca viver plenamente a melhor idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário