sexta-feira, 29 de maio de 2015

CARNES PROCESSADAS AUMENTAM O RISCO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA...

FONTE: *** Dr. Tufi Dippe Jr (portaldocoracao.uol.com.br).

Temos más notícias para as pessoas que gostam de ingerir diariamente carnes processadas. A ingestão excessiva de carnes processadas, como a salsicha, linguiça e presunto, associa-se a um maior risco relativo de desenvolvimento de novos casos de insuficiência cardíaca, bem como, maiores taxas de mortalidade por essa doença.

Estas são as principais conclusões de um estudo sueco que acompanhou cerca de 37 mil homens, com mais de 35 anos de idade, por um período médio de 12 anos.

A insuficiência cardíaca caracteriza-se pela incapacidade do coração em gerar um débito cardíaco satisfatório ou seja, para suprir as demandas de oxigênio e nutrientes para o nosso organismo.

Os autores do estudo observaram que para cada aumento de 50 gramas na ingestão diária de carnes processadas,  havia um aumento do risco relativo de desenvolvimento ou morte por insuficiência cardíaca na ordem de 8% e 38%, respectivamente.

Um grande estudo prévio, o European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition,  já havia constatado que a ingestão excessiva de carnes processadas aumentava o risco relativo de morte cardiovascular em 70%, e de morte por câncer em 43%.

As carnes processadas são ricas em sódio, gordura saturada e conservantes, além disso, sua ingestão associa-se a outros hábitos indesejáveis, como a ingestão de álcool e o tabagismo. Em resumo, as carnes processadas não devem fazer parte de nossa alimentação cotidiana.

Fonte: Circulation.

Autor: Dr. Tufi Dippe Júnior - cardiologista de Curitiba - CRM / PR 13700.

Dr. Tufi Dippe Jr

O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.


IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial. 

O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário