sábado, 23 de maio de 2015

FOTO DE CELULAR AJUDA A DIAGNOSTICAR MENINO COM CÂNCER...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).


Stacey Sutherland olhava as fotos que havia tirado de seus quatro filhos quando percebeu que uma das pupilas do mais novo, Zak, estava com uma cor incomum. Ao levar o garoto, de 20 meses, ao médico, ele foi diagnosticado com um tipo raro de câncer que afeta crianças menores de cinco anos: ele tinha retinoblastoma.

"Foi horrível, não estávamos esperando por nada parecido", contou Stacey ao jornal "Newcastle Chronicle". Ela e sua família moram em Houghton le Spring, na Inglaterra.

O garoto passou por uma cirurgia oftálmica com laser e agora enfrenta a quimioterapia para diminuir o tamanho do tumor. Zak precisa voltar ao hospital, em Birmingham, pelo menos uma vez ao mês para continuar o tratamento.

A mãe contou que ficou feliz de ter detectado a doença no começo. "Se tivéssemos esperado, talvez a história tivesse sido diferente", concluiu.


O retinoblastoma é um tumor maligno que se desenvolve na retina. Ele é decorrente de uma mutação num gene no cromossomo 13. O sinal característico da doença é um reflexo branco quando se incide uma luz artificial. Nos olhos saudáveis, esse reflexo é sempre vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário