terça-feira, 26 de maio de 2015

SAÚDE DA MULHER: PREVENÇÃO E FATORES DE RISCO DO CÂNCER...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, celebrado no dia 28 de maio, é uma data importante para ratificar a relevância da prevenção de doenças que acometem mulheres em todo o mundo.

O Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, celebrado no dia 28 de maio, é uma data importante para ratificar a relevância da prevenção de doenças que acometem mulheres em todo o mundo. Sabe-se que os cânceres de mama e ovário são as enfermidades que mais vitimam o público feminino e, por isso, são realizadas diversas ações de conscientização e orientação para a prevenção e o diagnóstico precoce.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente em todo o mundo, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Já o de ovário, embora pouco frequente - por ter diagnóstico tardio -, mata mais que o de mama, já que cerca de 3/4 dos cânceres desse órgão apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico.
Os genes BRCA1 e BRCA2 – presentes em todo ser humano - estão amplamente correlacionados com o câncer de ovário e também com o câncer de mama. Esses genes são reconstrutores e trabalham para recuperar anomalias. Quando existe uma mutação genética, eles perdem essa função de proteção e é a partir disso que se pode identificar a probabilidade de desenvolvimento dos cânceres. As portadoras de mutação no primeiro gene apresentam 45% de possibilidade de ter o câncer de mama ou ovário, e as portadoras do segundo gene, 25%.

De acordo com a assessora médica do Laboratório Leme, Maria Betânia Senna, o exame genético do BRCA 1 e BRCA 2, que é realizado através da análise do sangue, é um indicativo e trata-se de um método de prevenção. “O estudo genético detecta a mutação nos genes e somente é indicado para pacientes que já tenham um histórico familiar da doença, como forma de prevenção. Ele só indica a probabilidade de desenvolvimento do câncer e não constata a presença dele”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário