terça-feira, 26 de maio de 2015

SONO É VITAL PARA O FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO E FAZ PARTE DO TREINO...

FONTE: Daniela Leone (daniela.leone@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.
De acordo com especialistas, descansar é tão importante quanto treinar.
Descansar é tão importante quanto treinar. O empresário baiano Marcos Lima aprendeu isso da pior forma possível. Ele se preparou durante três meses para correr a Maratona de Austin, no Texas, Estados Unidos, disputada no dia 15 de fevereiro, mas apesar de estar em boa forma física, não conseguiu colocar o corpo à prova da maneira como gostaria porque não tinha dormido o necessário nas noites que antecederam a corrida. 
O desafio fazia parte da comemoração do aniversário de 50 anos e o objetivo era completar os 42 quilômetros em 3h30. Marcos só conseguiu cruzar a linha de chegada após 3h42. Pouca coisa? “Pra uma maratona é muito tempo. Um minuto de diferença na maratona é muito tempo”, afirma o atleta amador.

Um problema de saúde na família mexeu com o psicológico de Marcos e tirou o sono dele. “Durante o meu treinamento, minha mãe sofreu um AVC e comecei a me preocupar muito com ela. Não conseguia repousar e, consequentemente, meu rendimento nos treinos caiu. Na véspera da prova só consegui dormi de cinco a seis horas, bem abaixo do que eu precisava, que eram oito horas”, conta. “Isso interferiu diretamente na prova”.

Medicina.
Não é desculpa. O sono realmente interfere diretamente na performance de um atleta. “O sono é o grande regenerador de energia que a natureza nos deu. Não tem nada que substitua e é fundamental para qualquer pessoa que pratica atividade física. O maior estimulante que o atleta pode ter antes de uma competição é uma boa noite de sono”, afirma o médico coordenador do Laboratório do Sono do Hospital Português, Francisco Hora.  
O descanso é vital para o bom funcionamento do corpo humano. “Se o atleta não estiver descansado, ele perde a concentração mental, fica mais disperso, menos focado no objetivo, vai cansar mais rápido, não vai ter o desempenho muscular e respiratório que teria, pode ter arritmia e ainda fica mais vulnerável a sofrer lesões”, enumera o médico.

O ideal é que um atleta adulto jovem durma entre sete e oito horas por dia. A atenção ao sono não deve ser dada apenas na véspera da prova, e sim durante todo o treinamento. O empresário Marcos Lima vai participar da Meia Maratona Internacional Caixa da Bahia, dia 14 de junho, e já aprendeu a lição. “O descanso faz parte do treinamento. Dessa vez vou descansar bastante”.

Inscrições. 
As inscrições para a Meia Maratona Internacional Caixa da Bahia já estão abertas e devem ser realizadas até 10 de junho através do 
site. O valor é de R$ 84,90. Participantes acima de 60 anos pagam R$ 42,45. Assinantes do CORREIO têm 20% de desconto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário