quarta-feira, 27 de maio de 2015

VACINA PODE CONTROLAR PRESSÃO ARTERIAL POR ATÉ SEIS MESES...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, trabalham para desenvolver uma vacina que controlaria a pressão arterial por até seis meses. Ela é vista como promissora e pode ajudar os pacientes que precisam tomar remédios todos os dias para controlar a pressão do sangue. A vacina é importante porque muitos pacientes se esquecem de tomar o medicamento, além do custo do remédio de uso contínuo, que em alguns países não é oferecido pelos sistemas de saúde.

Os pesquisadores desenvolveram esta vacina que ataca o hormônio chamado angiotensina II. Ele é o responsável por causar a constrição das veias, que aumenta a pressão do sangue e força o coração a trabalhar mais rápido.

No estudo, os cientistas aplicaram a vacina em ratos com pressão alta por três vezes, com intervalos de duas semanas. A vacina baixou a pressão deles por até seis meses e ainda reduziu os danos no tecido do coração e das veias. Não houve registros de danos colaterais como no fígado, ou em outros órgãos. 

A vacina funciona similarmente aos remédios de controle de pressão arterial, que ajudam as veias a relaxar e se abrir mais. Outros tipos de vacina similares já foram testadas, mas nenhuma teve o efeito duradouro como essa nem os baixos efeitos colaterais.


O estudo foi publicado na revista científica Hypertension, da American Heart Association, no final de maio. Segundo o artigo, um desenvolvimento maior dessa pesquisa pode levar a um novo tipo de tratamento para hipertensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário