terça-feira, 30 de junho de 2015

ESTUDO DIZ QUE CASADOS COMEM MELHOR, MAS PESAM MAIS...

FONTE: *** Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).

Muitos estudos já mostraram que o casamento tem influência positiva sobre a saúde e a expectativa de vida. Por outro lado, muitas pesquisas também indicaram pelo menos um “lado negro” de juntar os trapos: alguns quilos a mais na balança.

Para confirmar esse resultado, pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, e do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, na Alemanha, compararam o Índice de Massa Corporal (IMC) de casais e solteiros de nove países europeus. Ao todo, foram entrevistadas mais de 10 mil pessoas. Os resultados foram publicados na revista Social Science & Medicine.

Eles chegaram à conclusão que casados tendem a se alimentar melhor do que solteiros, mas também fazem menos atividade física. No final das contas, quem subiu ao altar acaba apresentando IMC mais elevado. E isso resulta em fator de risco para doenças crônicas, como diabetes e problemas no coração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o IMC é considerado normal fica entre 18,5 e 25. O excesso de peso é definido com um índice entre 25 e 30, e a obesidade, como acima de 30. O IMC médio dos homens solteiros do estudo foi de 25,7, contra 26,3 dos casados. Para as mulheres, o índice médio foi de 25,1 para as solteiras e de 25,6 para as casadas. Fatores como idade, status socioeconômico e nacionalidade foram isolados.

Embora as diferenças sejam pequenas, elas são significativas. Em uma mulher com 1,65 metro de altura ou um homem com 1,80, representam uma diferença de cerca de 2 quilos.


Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário