terça-feira, 30 de junho de 2015

MICOSE NOS ANIMAIS É UMA DOENÇA QUE PODE SER TRANSMITIDA PARA OS HUMANOS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Se estiverem com a imunidade baixa, tutores podem desenvolver a mesma infecção que seus animais.

Cães e gatos também podem desenvolver micose, infecção de pele causada por fungos que se reproduzem rapidamente quando encontram ambientes propícios, como calor, umidade e baixa de imunidade.
Transmitida entre animais ou do ambiente para o animal, a doença também pode passar do pet para as pessoas quando estas se encontram com a imunidade baixa.
A micose mais comum em cães é a conhecida como “Tinha”. “Ela é causada pelo fungo Microsporum, transmitido pelo contato direto entre cães com micose, ou se o animal compartilhar objetos com outro cachorro ou animal contaminado”, explica o veterinário Marcos Eduardo Fernandes.
A Tinha pode ser transmitida a outros animais e também ao homem. “É comum os tutores de animais apresentarem as lesões juntamente com os seus animais de estimação”, completa.
Já os gatos podem desenvolver a infecção com três tipos de fungos. “O microsporum canis é transmitido de gato para gato ou de um cão para um gato. No caso do microsporum gypseum, geralmente gatos infectam-se com o solo contaminado, e na ocorrência de  trichophyton mentagrophytes, que é a forma mais comum de micose em gatos, geralmente eles infectam-se através de contato com roedores. A incidência de cada fungo varia ainda de acordo com a localização geográfica”, explica.
Entre os sinais que podem identificar o desenvolvimento da doença, estão: alopecia circular com queda de pelo total e presença de várias lesões pelo corpo.
“A suspeita diagnóstica é através da inspeção das lesões e a confirmação do diagnóstico se dá através da cultura do fungo em exame laboratorial”, afirma.
O tratamento tradicional é realizado com antifúngicos, tanto orais quanto tópicos, como é caso das pomadas, cremes e xampus. Outro recurso eficiente é a terapêutica homeopática, que atua no sistema imunológico do animal fortalecendo-o e assim promovendo a cura do mesmo, já que a maioria das micoses age de forma oportunista se beneficiando da queda de imunidade do animal. 
“Animais bem nutridos, que vivem em condições ideais de higiene e felizes, normalmente apresentam excelente sistema imunológico e raramente adquirem esta doença. Deve-se também evitar o contato com animais doentes e ter atenção com relação aos cuidados de higiene como o banho, por exemplo”, orienta.
Própolis: eficiente no combate aos fungos.
Para auxiliar no tratamento e prevenção de micose em animais, a PROPOVETS® oferece uma linha completa com xampu, condicionador e gel a base de própolis verde.
Com efeito antifúngico, a própolis verde é eficaz no combate aos principais agentes causadores de micose, como o fungo Microsporum, agindo também como cicatrizante e regeneradora de tecidos.

Além disso, a linha de produtos Propovets higieniza, hidrata, revitaliza e protege a pele e o pelo dos animais, conferindo-lhes brilho e maciez. É recomendável também o uso em animais saudáveis, prevenindo o desenvolvimento de várias patologias dermatológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário