quarta-feira, 29 de julho de 2015

ESTUDO RELACIONA DEPRESSÃO E ANSIEDADE ÁS BACTÉRIAS DO INTESTINO...

FONTE: *** Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).
Uma equipe de cientistas canadenses afirma que a ansiedade e a depressão podem ter relação com as bactérias que vivem no intestino. O trabalho foi publicado na revista Nature Communications.

A pesquisa, feita em ratos, sugere que sintomas de ansiedade e depressão provocados pela exposição ao estresse no início da vida aparecem somente com a presença de germes no intestino.

Os resultados reforçam achados de pesquisas anteriores. Em uma delas, os pesquisadores descobriram que camundongos sem a presença de bactérias no intestino eram menos propensos a apresentar comportamentos ansiosos.

O trabalho atual avaliou animais que tinham sido expostos a uma experiência estressante no início da vida – eles foram separados de suas mães precocemente. Ao crescer, eles apresentaram comportamentos semelhantes ao de pessoas ansiosas e deprimidas, além de disfunção intestinal e níveis anormais de hormônio do estresse.

Já as cobaias livres de germes expostas ao mesmo tipo de estresse não apresentaram quaisquer sinais de ansiedade ou depressão mais tarde.

Os cientistas, então, transferiram as bactérias dos ratos normais, também expostos à experiência traumatizante, para os animais livres de germes. Em pouco tempo, eles passaram a apresentar os comportamentos depressivos e ansiosos. Os resultados foram noticiados no jornal britânico Independent.

Segundo o principal autor, Premysl Bercik, da Universidade McMaster, ainda é preciso testar a hipótese em seres humanos. Mas ele acredita que terapias que têm como alvo a microbiota intestinal podem, no futuro, beneficiar pacientes com transtornos psiquiátricos.


Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.


                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário