sábado, 25 de julho de 2015

SENSOR BRASILEIRO DETECTA LEUCEMIA A PARTIR DE SUBSTÂNCIA TIRADA DA JACA...

FONTE: Eduardo Schiavoni, Do UOL, em Ribeirão Preto (SP) (noticias.uol.com.br).


Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos (a 232 km de São Paulo) desenvolveram um dispositivo eletrônico que facilita o diagnóstico da leucemia. O sensor utiliza uma substância presente na jaca para detectar, em até uma hora, se o paciente é portador do câncer. Atualmente, o diagnóstico pode demorar até três semanas. O novo sistema é semelhante ao usado por diabéticos para medir o nível de glicemia e consegue, a partir de uma amostra de sangue, encontrar as células anormais do sangue que representam a leucemia.

O sensor desenvolvido é feito a partir de uma nanopartícula de ouro revestida com jacalina, substância extraída da semente da jaca e que tem a capacidade de se ligar aos açúcares produzidos pelas células leucêmicas. Quando essa ligação é feita, o dispositivo faz com que as células cancerosas brilhem, permitindo o diagnóstico.

"Deixamos essas amostras em contato com a proteína, enxaguamos e centrifugamos as células. Depois, analisamos os materiais em um microscópio de fluorescência. Se na imagem da interação entre a amostra e a nanopartícula houver luz fluorescente, significa que há célula cancerosa", explica o professor Valtencir Zucolotto, responsável pela pesquisa.

Esse sistema de detecção, composto pela nanopartícula de ouro e da jacalina, é preso a uma fita, onde será colocado o sangue a ser analisado. De acordo com a detecção, ou não, da leucemia, o sistema gera uma resposta elétrica, que é então transformada em uma informação visual indicando o resultado do teste.

A principal vantagem, segundo o professor, é que o sistema é de baixo custo e portátil, o que pode fazer com que seja utilizado em ambulatórios. Hoje, os testes clínicos são realizados apenas em laboratórios e, em determinados casos, podem ultrapassar o valor de R$ 1 mil, valor que cairia "consideravelmente", segundo o professor, que preferiu não citar quanto custaria esse novo exame.

Segundo o professor, a rapidez na detecção pode significar a diferença entre a vida e a morte de pessoas com leucemia. "Alguns tipos de leucemia avançam muito rapidamente, e o estrago que faz em uma semana é imenso. Se nós criarmos estratégias para que o teste seja mais rápido e barato, poderemos salvar vidas", avaliou.


Zucolotto informa ainda que o sistema pode ser utilizado para identificar mais tipos de câncer. "Estamos pesquisando para determinar em quais outros tipos de câncer esse sistema pode ser utilizado com eficácia", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário