quarta-feira, 29 de julho de 2015

TRABALHADORES POR TURNOS APRESENTAM MAIS RISCO CARDÍACO, DIZ ESTUDO...

FONTE: *** Dr. Tufi Dippe Jr, (portaldocoracao.uol.com.br).

                                    

O trabalho por turnos é uma forma de organização da jornada diária de trabalho em que são realizadas atividades em diferentes horários,  ou ainda, em horários constantes, mas incomuns. O turno é resultante das mesmas atividades realizadas em diferentes períodos do dia e da noite. Nas grandes indústrias trabalha-se geralmente em turnos seguidos, e nas empresas apresenta-se na forma de turnos irregulares (pelo fato de acúmulo de trabalho nos diferentes horários).

Uma recente revisão de estudos, a qual incluiu 34 estudos e mais de 2 milhões de adultos, demonstrou que trabalhadores por turnos apresentam um risco maior de eventos cardiovasculares. A magnitude do aumento do risco foi de 5% para o acidente vascular cerebral isquêmico (derrame cerebral), e 25% nos casos de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e outras complicações coronarianas. O risco persistiu em diferentes turnos de trabalho, com exceção da jornada noturna e constante.

"O risco aumentado de doença vascular em trabalhadores por turnos, independentemente da sua explicação, sugere que estas pessoas devem permanecer atentas sobre a modificação dos fatores de risco, como a hipertensão arterial, anormaliades do colesterol, diabetes, obesidade, sedentarismo e tabagismo",  disse um dos autores do estudo, o Dr. Daniel G. Hackam, professor da Western University (Ontário, Canadá).

Fonte: British Medical Journal.


Dr. Tufi Dippe Jr

O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.


IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial

O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário