sexta-feira, 21 de agosto de 2015

BOM HUMOR PODE SER CONTAGIOSO; JÁ A DEPRESSÃO NÃO É...

FONTE: *** Jairo Bouer,  (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).


Ter um amigo que sofra de depressão não o torna mais propenso a ficar “baixo astral”. E o motivo é simples: a alegria é contagiante, enquanto o humor deprimido não é. A afirmação é de pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido.

Em um estudo publicado no periódico Proceedings of the Royal Society B, eles explicam que ter amigos saudáveis é fundamental para quem sofre de depressão ou tem maior propensão ao transtorno.
Os pesquisadores analisaram dados de um estudo longitudinal com 2.000 adolescentes do ensino médio norte-americano.

Eles utilizaram um modelo matemático parecido com o que é adotado para controlar doenças infecciosas para descobrir se a depressão pode passar de uma pessoa para outra, e a resposta foi negativa.

O que ocorre, na verdade, é o oposto: o bom humor é que passa de amigo para amigo. Jovens que têm cinco ou mais amigos mentalmente saudáveis têm 50% menos risco de ficar deprimido em um período de seis a 12 meses. E aqueles que têm dez amigos saudáveis têm o dobro de chance de se recuperar de sintomas depressivos em comparação com aqueles que têm apenas três amigos saudáveis.

A equipe sugere que outros estudos sejam feitos, mas também defende que estimular a participação dos adolescentes em grupos seja uma forma barata e eficaz de reduzir a prevalência da depressão.


Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário