quarta-feira, 19 de agosto de 2015

COMO TIRAR PESTICIDAS DE FRUTAS E VERDURAS?...

FONTE: , Roni Caryn Rabin (noticias.uol.com.br).


A boa água da torneira ajuda bastante a lavar resíduos de pesticidas das frutas e verduras, mas "reduzir a zero não é factível, nunca", declarou Dave Stone, toxicologista que é diretor do Centro Nacional de Informações sobre Pesticidas, cooperação da Universidade Estadual do Oregon com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Embora a lavagem possa reduzir os resíduos de pesticidas na superfície, ela não consegue eliminar os que são absorvidos pelas raízes no tecido da fruta ou verdura.

Esfregar com uma bucha vegetal ajuda, disse Stone. Já utilizar um produto para lavar verduras talvez não ajude. Estudo de 2000 da Estação Experimental de Agricultura de Connecticut constatou que enxaguar alface, morango e tomate debaixo da água da torneira durante 60 segundos funcionava tão bem quanto empregar um produto comercial para reduzir os resíduos de pesticida. Ainda segundo Stone, usar esses produtos pode ter efeito contrário porque resíduos de detergente podem ser adicionados às frutas com camadas externas porosas.

A melhor maneira de lavar é colocar a fruta ou verdura num escorredor ou peneira e deixar correr água, em vez de mergulhar numa tigela. "A força da água corrente vai tirar os resíduos", contou Stone. Descascar também ajuda a se livrar dos resíduos de pesticida na casca.


A "dúzia suja" da ONG Environmental Working Group e a lista "sempre compre orgânicos" da revista "Consumer Reports", ambos com base em dados do Departamento da Agricultura, que examina frutas e verduras depois que foram lavadas, inclui itens com cargas relativamente alta de pesticidas. As duas incluem morangos, nectarinas e maçãs produzidas nos EUA. Se você está pensando em comprar orgânicos, coloque esses produtos no topo da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário