quarta-feira, 26 de agosto de 2015

OUVIDO INTERNO PODE TER INFLUÊNCIA NA MEMÓRIA...

FONTE:, (www.msn.com).


Segundo uma equipe de cientistas da Oregon Hearing Research Center (OHRC), a importância dos ouvidos não se restringe à qualidade auditiva e à capacidade do ser humano para se equilibrar. Eles podem ter um papel importante, também, no funcionamento da memória a curto prazo.
Isto porque o nosso ouvido interno tem cílios auditivos que recebem a vibração das ondas sonoras, após elas terem sido amplificadas pelo ouvido médio. O ouvido médio recebe o som como vibração em meio aéreo e o transforma em estímulo mecânico, para que possa ser percebido pelas células pilosas do ouvido interno. As vibrações produzidas posteriormente podem ter uma função de arquivo mecânico, contribuindo para a nossa capacidade de reter determinados sons e informações por curtos períodos de tempo.
“Uma perda auditiva, por mínima que seja, pode conduzir a uma redução substancial das vibrações posteriores produzidas no ouvido interno, levando a uma maior dificuldade em reconhecer esses sobressaltos e, consequentemente, a uma mais difícil percepção do discurso”, explica Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES – Centros Auditivos em Portugal., em comunicado enviado às redações.

No reconhecimento do discurso, explica Alfred L. Nuttall, médico do OHRC, a capacidade de detectar alterações em estímulos continuados é fulcral. Essas mudanças – ou sobressaltos – precisam ter determinada duração temporal para poderem ser corretamente percebidas. As referidas vibrações posteriores excitam as fibras auditivas, as estimulando a detectar alterações sútis ao nível do som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário