sexta-feira, 25 de setembro de 2015

FIFA DIZ QUE CLUBES NÃO TÊM OBRIGAÇÃO DE LIBERAR JOGADORES PARA RIO-16...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (olimpiadas.uol.com.br).


A Fifa anunciou nesta sexta-feira (25) que os clubes não têm obrigação de liberar seus jogadores para o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Na Olimpíada, as seleções são representadas por atletas sub-23 e mais o reforço de até 3 jogadores acima de 23 anos.

"O evento não faz parte do calendário internacional de jogos", disse a Fifa em comunicado de imprensa. "No entanto, a Fifa está pedindo o apoio dos clubes para permitir que os jogadores que forem convocados por suas seleções nacionais possam viver a oportunidade de ser parte da experiência olímpica", acrescenta o comunicado.

Com a orientação da Fifa, os principais jogadores do futebol mundial podem ficar de fora da Rio-16. A lista inclui nomes como Messi, Di Maria, Tevez, Cristiano Ronaldo, Neymar, Ibrahimovic, Thomas Müller, entre outros.

Na Copa do Mundo, torneio organizado pela própria Fifa, os clubes têm que liberar seus atletas. Em contrapartida, a entidade paga o salário dos jogadores no período em que eles estão no Mundial.

Até agora, Brasil, Argentina, Alemanha, Portugal, Suécia, Fiji e Dinamarca estão garantidos no futebol olímpico. Outras seleções, como a Colômbia, do craque James Rodríguez, disputam repescagem para carimbar o passaporte para o Rio de Janeiro.

Em 2012, a Fifa obrigou os clubes a liberarem seus jogadores sub-23 para as seleções nos Jogos de Londres. A decisão, aliás, impactou a disputa do Campeonato Brasileiro.


Quatro anos antes, em imbróglio entre o Barcelona e a Federação Argentina de Futebol às vésperas da Olimpíada de Pequim, a CAS (Corte Arbitral do Esporte) decidiu que o clube catalão não era obrigado a liberar Lionel Messi. No entanto, o argentino acabou chegando a um acordo com o Barcelona e não só foi para China como saiu com a medalha de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário