sexta-feira, 30 de outubro de 2015

6 PROBLEMAS DE SAÚDE BUCAL QUE AFETAM OS 50+ E COMO LIDAR COM ELES...

FONTE: *** Corega, Luis Araújo, (www.msn.com).

Saúde bucal merece atenção desde os primeiros anos de vida, mas os cuidados devem ser redobrados a partir dos 50. E as razões para isso vão muito além da injeção de auto-estima que um sorriso bonito pode provocar.
Há problemas que tendem a se tornar mais comuns à medida que as pessoas envelhecem e se aproximam da terceira idade. Com a ajuda do cirurgião dentista Bruno Puglisi, listamos alguns deles – além de sugestões de como lidar com cada um para preservar não apenas a beleza do sorriso, mas a sua qualidade de vida.
Xerostomia (ou 'boca seca'): Xerostomia “refere-se a qualquer condição na qual a boca fica especialmente seca', segundo definição da Clinica Mayo. É resultado da diminuição da produção de glândulas salivares, que pode ocorrer devido a alguns fatores e se tornam mais graves com a idade. “O consumo de álcool, tabaco e medicamentos antidepressivos, além do estresse, são grandes vilões nesta história', aponta Puglisi. Alimentar-se de forma saudável e a cada três horas são alternativas que podem ajudar nesta situação, além de mascar gomas sem açúcar, tomar mais água durante o dia e até fazer uso de saliva artificial.
Perda do paladar: É um problema que pode aparecer como consequência da baixa salivação. “O que acaba acontecendo é que a saliva funciona como um lubrificante e ajuda a envolver o alimento e a engolir. É essa dificuldade no ato da mastigação que, em geral, acaba prejudicando o paladar', analisa o dentista. As sugestões para conviver melhor com esse problema, portanto, são as mesmas das que listamos para a boca seca.
Mau hálito: Acredite, mau-hálito também pode ser uma consequência da diminuição da saliva porque ela tem uma participação importante na limpeza constante de resíduos na boca. Uma pesquisa da ABHA (Associação Brasileira de Halitose) feita em 2014, no entanto, apontou que o uso de medicamentos é a principal causa de mau-hálito nessa faixa etária. De acordo com o estudo, 82% dos 252 idosos entrevistados consome ao menos um tipo de medicamento por dia. Para evitar esse incômodo, o cuidado especial na higienização é um grande aliado. “Além dos dentes e da gengiva, é importante não esquecer de escovar a língua, onde há um grande acúmulo de micro-organismos nela', observa Puglisi.
Inflamações na gengiva: A retração da gengiva é normal com o passar dos anos. “É um fator da idade, como as rugas que aparecem no rosto', compara o dentista. O problema é que a raiz do dente acaba ficando mais exposta, o que pode favorecer o acúmulo de bactérias, que levam às infecções. O problema é que a raiz do dente pode acabar ficando mais exposta, o que favorece o acúmulo de bactérias, que levam às infecções. Além de manter a limpeza bucal impecável, um recurso importante para prevenir isso é o uso de creme dental específico para o tratamento gengival. Também é indispensável o cuidado com as próteses, uma vez que elas podem comprometer a região quando mal feitas e higienizadas de forma incorreta.

Escurecimento dos dentes: Vinho tinto, refrigerante, café, cigarro e alimentos com corantes são alguns dos principais responsáveis pelo escurecimento e pelas manchas nos dentes com o passar dos anos. Portanto, a tendência é que o sorriso seja cada vez menos branco à medida que envelhecemos. Além de moderar a ingestão desse tipo de alimento e de evitar o cigarro, o branqueamento dos dentes com profissionais especializados e o uso de cremes dentais com agentes clareadores são recursos valiosos.
Bruxismo: É o ato de apertar e ranger fortemente os dentes. Em geral, acontece durante o sono, e, em muitos casos, chega a fazer você acordar com dores nos músculos da mandíbula. Afeta também os mais jovens. Os grandes inimigos aqui são a tensão e a ansiedade. “Apertar e ranger os dentes acaba desgastando-os', aponta Puglisi. E, com o passar dos anos, a tendência é que o desgaste seja ainda maior e que surjam problemas nas ATM (articulações temporamandibulares). Uma placa fornecida pelo seu dentista pode ajudar, bem como incluir na rotina diária atividades que ajudem a diminuir a ansiedade e o estresse – causas predominantes do bruxismo.

*** Fonte: Dr. Bruno Puglisi, dentista especializado em Estética Dental e certificado em Cirurgia Buco Maxilo Facial pela Associação Brasileira de Odontologia.
Essa reportagem contou com a colaboração da equipe técnica de Corega, uma das marcas da GlaxoSmithKline, primeira empresa farmacêutica a assinar o AllTrial, campanha mundial de mobilização cujo objetivo é dar mais transparência às pesquisas científicas. Os produtos de Corega ajudam a manter as próteses mais fixas(4), aumentam a força da mordida(1)(2)(3), bloqueiam partículas de alimento(1)(2), além de proporcionar uma limpeza melhor que o creme dental(5). Entre eles incluem-se fixadores e limpadores que dão mais confiança para falar, sorrir e comer.

(1)    The Use of Soluble Denture Adhesives to Prevent (FoodParticles From Becoming Trapped Under Full Upper and Lower Dentures, Study L3920658, 2010. Publication in progress.(2) The Use of Soluble Denture Adhesive to Block Food From Migrating Under Removable Partial Dentures, Study L3920659, 2009. Publication in progress.(3) A Study of Denture Adhesives in Well-Fitting Dentures, Study L3510566, 2008. Publication in progress.(4) Consideram-se até 12 horas. A study of denture adhesives in well-fitting dentures, Study L3510566, 2008. Publication in Progress. (5) [Evaluation of TAED containing denture cleanser formulations against regular family toothpastes in order to determine levels of antimicrobial efficacy against a panel of odor causing organisms and “other organisms' linked to oral and systemic diseases] GSK. Evaluation of TAED containing denture cleanser formulations against regular family toothpastes in order to determine levels of antimicrobial efficacy against a panel of odor causing organisms and “other organisms' linked to oral and systemic diseases na 2011;MD #040-10: 040-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário