quarta-feira, 28 de outubro de 2015

DERMATOLOGISTA ALERTA SOBRE FOLICULITE...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.
A médica Samanta Meneguzzi explica como tratar a doença e quais sintomas devem ser observados.
Roupas justas e depilação são os principais causadores da Foliculite, uma doença originada de bactérias, fungos e vírus, que geralmente ficam alojadas nos glúteos, virilha, pernas e barba. Segundo a dermatologista do Hapvida Saúde, Samanta Meneguzzi, a falta de transpiração por uso de roupas apertadas favorece o excesso de suor, atingindo crianças e adultos em áreas onde existam pelos. Samanta comenta que a bactéria costuma se desenvolver em lugares que se encontram o folículos mais desenvolvidos, e a sua manifestação é feita através de uma pápula vermelha sobre a pele.

“A infecção pode avançar ao longo do folículo piloso, podendo alcançar a raiz (foliculite profunda). Esta evolução costuma manifestar-se nas zonas do corpo onde os folículos pilosos se encontram mais desenvolvidos, como a região da barba e do bigode. A lesão típica é uma pápula vermelha sobre a qual se forma uma pústula com um pêlo no seu centro”, explica a médica.



Indivíduos que possuem uma maior quantidade de queratina no corpo estão mais propensos a ter Foliculite. É o caso dos negros e asiáticos que contem nos seus organismos uma quantidade mais elevada dessa substância, impedindo com que o pelo suba naturalmente à superfície da pele.

O diagnostico é feito através da aparência da pele nos lugares onde se costuma se desenvolver, necessitando de exames específicos laboratoriais para identificar o fungo responsável pela infecção. Os mais comuns são: os Tinea barbae (foliculite na barba), fungos do gênero Malassezia (foliculite pitirospórica), por vírus Herpes Simplex (foliculite herpética) e por outras bactérias como a Pseudomonas Aeruginosa (foliculite bacteriana).

Após a identificação da doença, o tratamento é feito à base de antibióticos de forma cutânea, via oral ou com antifúngicos para controlar a infecção. “Vale lembrar que a doença não tem uma cura específica, e esses medicamentos servem para melhorar o aspecto da pele e tratar o quadro agudo do problema, sempre orientado por um dermatologista,”, finaliza a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário