terça-feira, 24 de novembro de 2015

A BATATA IDEAL PARA CHEGAR À SUA META...

FONTE: Viva Mais Digital, (vivamais.uol.com.br).


Quase unanimidade na mesa dos brasileiros, a batata possui diversos tipos, sabores e valores nutricionais, além de muitas formas de preparo. Nesta coluna, falarei especificamente sobre a versão inglesa e a doce. Vamos a elas.

A batata-inglesa, opção mais comum da leguminosa, é menos calórica, por exemplo, do que a baroa. No entanto,  não se trata da melhor  variação para quem está de dieta.

Afinal, possui alto índice glicêmico. Ou seja, é digerida mais rapidamente pelo organismo, fazendo com que a fome volte brevemente. Logo, não serve para diabéticos, pois aumenta a quantidade de açúcar na corrente sanguínea, obrigando o organismo a liberar mais insulina para normalizar a glicemia. Então, quando ingeri-la?

Ela pode ser uma opção de pré-treino, para quem necessita de energia para atividade física intensa, como correr. Prefira as mais lisas e não leve para a sua casa as que possuem algum tipo de rachaduras ou furos na superfície. Evite também guardá-las na geladeira, pois a baixa temperatura pode alterar o seu sabor. A melhor forma de preparo é cozida e com casca. Nada de fritura, que só acrescenta calorias ao alimento.

Comparada à inglesa, a batata-doce tem mais nutrientes e é uma excelente fonte de energia para quem faz musculação. Como possui baixo índice glicêmico, o açúcar é liberado lentamente na corrente sanguínea, a energia é dispensada aos poucos também. Isso permitirá que você pegue mais peso na malhação – e por mais tempo.

No Brasil, existem quatro tipos de batata-doce. São elas: batata-branca, angola ou terra-nova: tem a polpa bem seca e não é muito doce; batata-amarela: parecida com a branca¸ mas de sabor mais doce; batata roxa: com casca e polpa dessa cor¸ é a mais apreciada por seu sabor e aroma agradáveis.

Ótima para fazer doces; batata-doce-avermelhada: tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados. As suas folhas também são nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura. Muitos se enganam por pensar que a batata doce não é indicada para diabéticos.

Por ter baixo índice glicêmico, quem sofre com o problema pode comê-la tranquilamente, pois seus carboidratos estimulam pouco a liberação de insulina, reduzindo o risco de diabetes , obesidade e, ainda, controlando o apetite. Ou seja, você se sente saciada por mais tempo.

*** RICARDO ZANUTO Doutor em fisiologia humana e biofísica, é conceituado profissional das áreas de fitness, fisiologia do exercício e nutrição, tendo livros publicados sobre o tema. Quer tirar dúvidas sobre atividade física e alimentação? Basta escrever que ele responde.


ENVIE SUA PERGUNTA PARA vivamais@maisleitor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário