quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA É FUNDAMENTAL PARA QUEM PRATICA ATIVIDADE FÍSICA...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).
Uma dieta deficiente, se associada a atividade muscular e ao stress do dia a dia, pode causar desânimo ao praticar esportes.
Uma boa alimentação é fundamental para quem pratica atividade física com regularidade. É ela que garante que o atleta tenha a performance esperada. Por este motivo é muito importante saber o que comer antes, durante e após o treino. 

Uma dieta deficiente em consumo de vitaminas e minerais se associada a atividade muscular e ao stress do dia a dia, pode causar desânimo ao praticar esportes, entre outros problemas. Quem tem o habito de fazer exercícios deve procurar a ajuda de profissionais que o auxiliem.


"O ideal é ter o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, de acordo com o tipo do exercício físico", explica a nutricionista da Hapvida Juliana Nascimento. Geralmente a equipe é composta por cardiologista, fisiologista, educador físico e fisioterapeuta, além do profissional de nutrição.
O fato é que existem vitaminas e minerais essenciais para quem pratica exercícios físicos com regularidade. "Entre eles as vitaminas do complexo B, vitamina E e vitamina C. Já os minerais específicos são magnésio, selênio, cálcio, zinco e potássio", assegura Juliete Cortez, também nutricionista da Hapvida.
Para ter mais energia durante o treino, o atleta ou praticante de atividade física deve inserir em sua dieta alimentos especiais. Os mais recomendados são os lipídios e carboidratos complexos. "Bons exemplos são as frutas e raízes como batata-doce, banana da terra, aipim e inhame. Tapioca, azeite de oliva também devem ser consumidos", conclui Juliana.

Além da alimentação, o esportista deve se preocupar com a qualidade do descanso. Uma boa ou uma má noite de sono interfere diretamente na produção do GH (hormônio do crescimento) que está interligado ao crescimento muscular. "Quem tem dificuldade em dormir antes de meia-noite não tem uma produção eficaz desse hormônio, comprometendo na síntese muscular", ressalta Juliete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário