terça-feira, 24 de novembro de 2015

BEIJAR NÃO TRANSMITE HERPES E AINDA SERVE COMO VACINA PARA 5 DOENÇAS...

FONTE: , Leonardo Filomeno, (www.msn.com).


Se você, assim como eu, foi instruído a tomar cuidado com quem beija, para evitar pegar herpes ou sapinho, esqueça tudo que disseram. Não só o ato de beijar não transmite os males descritos, como ainda serve como vacina para outras 5 doenças.

Quem concluiu isto foi o dermatologista Dr. Sílvio Boraks, ao afirmar que o beijo na boca é benéfico para o organismo e o ajuda a criar imunidade para algumas doenças, funcionando como uma espécie de vacina.

“Quando beijam na boca, as pessoas entram em contato com micro-organismos estranhos ao seu organismo, o que provoca a formação de anticorpos. Claro, desde que estejam em bom estado de saúde, sem ferimentos na região e sejam imunocompetentes – ou seja, capazes de produzir respostas imunológicas a antígenos”, explica o Dr. Silvio.

De acordo com o especialista em estomatologia, o ato de beijar ajuda a criar imunidade para estas doenças:
Mononucleose infecciosa
hepatite A
caxumba
sarampo
gripe

Além disso, o Sílvio contraria a clássica afirmação de que beijar transmite doenças como herpes ou sapinho. Sapinho é um fungo natural do ser humano, presente na flora bucal de todos. Já herpes é um vírus que, normalmente, se adquire nos primeiros anos de vida e atinge de 85% a 90% da população mundial. Ambas as doenças só aparecem quando há uma imunidade baixa no corpo humano, e não no contato físico, revela o especialista.

“Cerca de 90% dos adultos já tiveram contato com um dos dois tipos do herpes-vírus (tipo 1, simples, e tipo 2, mais comum na região genital) , embora só um em cada dez infectados manifeste a doença (nos outros, o vírus fica no corpo, mas permanece inativo)”, aponta o  dermatologista Omar Lupi.

Mas, isto não significa que sejam inofensivos. Se não tratada, a herpes pode chegar ao cérebro. Em relação ao sapinho, o problema é a falta de informação.

“Há uma tendência em chamar toda manchinha branca na boca de sapinho, quando na realidade pode se tratar de uma leucoplasia, lesão esbranquiçada que precede o câncer e que também não tem nada a ver com beijo”, afirma o Dr. Silvio.

Agora que você descobriu que o beijo faz bem à saúde, não dá herpes e ainda serve como vacina, mãos à obra. Mas, antes de sair beijando a torto e direito, vale uma ressalva. Algumas doenças podem ser transmitidas por beijo, principalmente quando estamos com baixa imunidade, ou com feridas e bolhas na região.

“Boa parte das doenças infecciosas são transmitidas por vias respiratórias. Quando a gente está doente, podemos transmitir a doença através da tosse, espirro ou beijo”, diz o médico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), Renato Kfouri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário