segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CÂNCER DE CÓLON E RETO AMEAÇA UMA A CADA 100 PESSOAS EM TODO O MUNDO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Silencioso, o câncer colorretal é assintomático e merece atenção.

Ainda pouco conhecido pela população, o câncer de cólon e reto – ou colorretal, tem subido no ranking de prevalência de doenças, sendo atualmente o terceiro câncer mais comum no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Ainda de acordo com dados do Inca, no Brasil, somente em 2014 foram registrados mais 32.600 novos casos. Destes, 15.070 em homens e 17.530 em mulheres.
Isso se deve a uma série de fatores, como comenta o médico Paulo Afonso Bianchini, proctologista do Hospital Samaritano de São Paulo: “Dieta inadequada da população, com baixa ingestão de fibras, somada ao crescente sedentarismo, ao aumento da obesidade, ingestão excessiva de gordura e carne e também fatores como tabagismo e casos anteriores na família são principais responsáveis pelo aumento no número desta doença”.
Um dos sintomas mais comuns do câncer colorretal, o sangramento nas fezes, merece atenção.  “Muitos confundem com hemorróidas, mas o sangramento prolongado deve ser analisado por especialista”, explica o médico. Causador muitas vezes de anemia – sem que a pessoa perceba, o sangramento é escuro, geralmente com coágulos, porém muitas vezes é microscópico e não observado pelo paciente.
Outro fator frequente é a mudança de hábito intestinal. “Pessoas constipadas, que passam a evacuar com aspecto pastoso, muitas vezes com muco, por exemplo, precisam estar atentas.” O especialista reforça a orientação a esse perfil de pessoas, em sua maior parte do público feminino: “O uso de medicamentos como laxantes irritantes – como chamados pela classe médica, deve ser evitado nos pacientes constipados, pois o uso à longo prazo causa irritação irreversível no cólon e reto”, alerta Dr. Bianchini.
Quais medicamentos podem ser usados para melhoria do fluxo intestinal:
Os laxantes osmóticos, que atraem a água. São sintéticos e naturais. A tendência é que sua ação seja mais rápida e,
Os laxantes incrementadores de bolo fecal, geralmente em pó, podendo ser misturados a líquidos e alimentos.
“Mesmo estas opções devem ser usadas mediante orientação médica”, complementa o proctologista.
A ingestão diária de grande volume de água (acima de 2 litros), somado à dieta rica em fibras (cereais, grãos, frutas e verduras), melhoram o ritmo intestinal e podem diminuir a incidência de tumores de cólon e reto.
Como tratamento, o médico Paulo Bianchini explica que, no caso de câncer no cólon, é indicada a cirurgia e posteriormente quimioterapia, na maioria das vezes.

Nos casos em que o câncer está presente no reto, principalmente distal, a indicação é outra: “É necessário que primeiro se faça a quimioterapia e radioterapia, para que depois passe pelo procedimento cirúrgico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário