terça-feira, 24 de novembro de 2015

LIBERTADORES 2016 JÁ CONHECE 23 CLASSIFICADOS. ACOMPANHE A LUTA PELAS VAGAS...

FONTE: , Leonardo Bertozzi, (www.msn.com).


Com o fim do ano se aproximando e alguns campeões já definidos, já é possível traçar um panorama dos classificados para a Copa Libertadores da América em 2016. Já foram preenchidas 23 das 38 vagas para o torneio.
Saiba como é a classificação em cada país e quem está na disputa pelos lugares restantes. Este post será atualizado a cada mudança.
ARGENTINA.
Cinco das seis vagas já estão definidas. Na fase de grupos, além do atual campeão River Plate, estão classificados Boca Juniors e San Lorenzo, os dois primeiros do campeonato, e oRosario Central, finalista da Copa Argentina. O Huracán entra na primeira fase, como melhor argentino na Copa Sul-Americana.
A outra vaga na etapa pré-grupos será decidida no clássico de Avellaneda entre Independiente e Racing, finalistas do torneio seletivo. A disputa será em ida e volta, com conclusão prevista para 6 de dezembro.
BOLÍVIA.
Vencedor do Apertura 2014 e do Clausura 2015, o Bolívar entra na fase de grupos. The Strongest, pela pontuação geral da temporada, tem a outra vaga direta. Também pela campanha nos dois torneios, o Oriente Petrolero joga a primeira fase.
BRASIL.
As quatro vagas diretas são dos três primeiros colocados do Brasileirão e do campeão da Copa do Brasil, a ser decidida entre Santos e Palmeiras nos dias 25 de novembro e 2 de dezembro. O quarto colocado (ou o quinto, se terminar atrás do campeão da Copa do Brasil), joga a fase prévia.
Faltando três rodadas, já garantiram seus lugares na fase de grupos o campeão Corinthians(80 pontos) e o Atlético Mineiro, segundo colocado (66). O Grêmio (62) pode se considerar classificado, faltando apenas a certeza matemática. Restando dois jogos, tem seis pontos a mais que São Paulo e Internacional, com larga folga no saldo de gols.
A sequência da classificação tem Santos (55), Sport (53), Cruzeiro (52), Ponte Preta (51) e Palmeiras (50).
CHILE.
O Cobresal, campeão do Clausura 2015, tem vaga direta. O vencedor do Apertura irá aos grupos. Faltando dois jogos, a disputa pela ponta tem Colo Colo (30 pontos) e Universidad Católica (29). A Universidad de Concepción (25) tem um jogo a menos e pode entrar na briga.
A vaga na primeira fase pertence ao campeão da Copa Chile. A Universidad de Chile já está na decisão e enfrentará o classificado de Unión Española x Colo Colo. No primeiro jogo, vitória do Colo Colo por 2 a 1.
Se o mesmo time vencer campeonato e copa, o outro finalista da copa fica com a vaga.
COLÔMBIA.
Vencedor do Apertura, o Deportivo Cali estará nos grupos. Também terá vaga direta o campeão do Finalización, que está na fase dos mata-matas. As quartas-de-final terão Deportivo Cali x Atlético Nacional, Santa Fe x Junior de Barranquilla, Once Caldas x Tolima e Alianza Petrolera x Independiente Medellín. A decisão do título será em 22 de dezembro.
A melhor pontuação do ano dá uma vaga na primeira fase (ou na fase de grupos, se o Cali vencer os dois torneios). Hoje o primeiro colocado no geral é o Independiente Medellín (81), seguido pelo Atlético Nacional (80). Os pontos continuam sendo somados nas fases finais.
A última vaga pode ser tomada pelo Santa Fe caso o time vença a Copa Sul-Americana e não vença o Finalización.
EQUADOR.
Campeão e vice irão à fase de grupos. A LDU de Quito venceu a primeira etapa do campeonato, portanto está na final e tem uma destas vagas. A segunda etapa, faltando quatro rodadas, tem liderança da Universidad Católica com 35 pontos, dois a mais que LDU e Emelec, este último com um jogo a menos.
A melhor pontuação entre os não-finalistas garante vaga na primeira fase - ou na fase de grupos, caso a LDU vença também a segunda etapa e conquiste o título automaticamente. Nesta hipótese, outra vaga seria aberta pela pontuação anual.
MÉXICO.
Duas vagas diretas cabem aos melhores da fase de classificação do Apertura entre os times que não disputam a Champions League da Concacaf 2015/16: Pumas e Toluca. O Puebla, via Supercopa, jogará a primeira fase.
PARAGUAI.
O Cerro Porteño está classificado como campeão do Apertura, e terá a companhia do vencedor do Clausura nos grupos. O Olimpia está perto da taça: lidera com 43 pontos a duas rodadas do fim. Guaraní e Cerro Porteño têm 38, e podem ser superados pelo Libertad, com 36 e uma partida a menos.
A vaga na primeira fase é destinada à melhor pontuação anual entre os não-campeões. O Guaraní já sabe que terá direito a esta vaga caso não vença o Clausura - desde que o Sportivo Luqueño não a tome vencendo a Sul-Americana.
PERU.
Os dois finalistas do campeonato terão vagas diretas, e o terceiro colocado (determinado em um confronto entre os perdedores das semifinais) entra na primeira fase.
Dois times já se garantiram nas semifinais: César Vallejo, vencedor do Torneo del Inca, e Sporting Cristal, campeão do Apertura. Os outros semifinalistas serão o vencedor do Clausura e o dono da melhor pontuação no geral.
Caso o Sporting Cristal vença também o Clausura, estará diretamente assegurado na final (e classificado para a Libertadores). O líder é o Sport Huancayo, com 27 pontos, um a mais que Sporting Cristal e Melgar. O Cristal, porém, tem um jogo a menos.
Hoje, a vaga nas semifinais pela pontuação geral seria do Melgar (56). O Real Garcilaso (54) é o principal adversário.
URUGUAI.
Nacional e Peñarol, campeão e vice da temporada 2014/15, entram nos grupos. O River Plate jogará a primeira fase pela pontuação geral.
VENEZUELA.

Começam na fase de grupos Deportivo Táchira, campeão de 2014/15, e Trujillanos, segundo colocado. Com a melhor campanha entre as demais equipes, o Caracas começa na fase prévia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário