sexta-feira, 27 de novembro de 2015

MULHERES COM TPM PODEM SER MAIS PROPENSAS A TER PRESSÃO ALTA...

FONTE: *** Jairo Bouer, (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).

Mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual (TPM) podem ter um risco maior de pressão alta, segundo um estudo realizado na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores acompanharam dados de mais de 3.500 mulheres com 25 anos ou mais ao longo de duas décadas. Segundo eles, cerca de um terço das participantes apresentava oscilações no humor, insônia, dores nas costas e outros sintomas antes da menstruação.

Entre essas mulheres, foi observada uma propensão 40% maior a desenvolver pressão alta, inclusive antes dos 40 anos. O resultado foi publicado na Revista Americana de Epidemiologia e divulgado no site britânico Daily Mail.

Não dá para saber exatamente qual a relação entre TPM e pressão arterial. Mas a equipe, liderada pela pesquisadora Elizabeth Bertone-Johnson, acredita que os sistemas hormonais envolvidos nos sintomas sejam os mesmos que provocam a hipertensão.

Se a informação for confirmada, é possível que mulheres com TPM sejam orientadas a medir a pressão com uma frequência maior, a fim de identificar e intervir mais cedo a hipertensão, que pode ter consequências negativas para o sistema cardiovascular.


Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário