sábado, 19 de dezembro de 2015

ALIMENTOS TAMBÉM CONTRIBUEM PARA A HIGIENE BUCAL; CONHEÇA ALGUNS...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Além da escova e do fio, dentistas recomendam a ingestão de alguns alimentos diariamente.
Um sorriso bonito é um dos melhores 'cartões de visita' que existe. E para deixá-lo assim, é simples: basta ter cuidados de higiene bucal regulares. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) recomenda profilaxia dental pelo menos uma vez ao ano, mas esse procedimento realizado em consultórios não substitui a limpeza que deve ser feita diariamente pelo próprio paciente. Além da escova e do fio, dentistas recomendam a ingestão de alguns alimentos diariamente.



De acordo com a Roberta Leal, dentista do Hapvida, maçã, pera, melancia, kiwi, aipo, cenoura e pepino, assim como castanhas e nozes, são alguns dos 'limpadores' naturais. "Por serem duros eles são capazes de limpar a superfície dos dentes pelo próprio atrito provocado pela mastigação, removendo resíduos e placa bacteriana", explica. Alimentos fibrosos, como legumes e frutas cruas, que são recomendados pela Organização Mundial de Saúde para uma alimentação balanceada, também contribuem para a limpeza dos dentes. 

A dentista ressalta que nenhum desses alimentos substitui a escovação ou o uso do fio dental. Ela conta que a maçã, por exemplo, pode ser consumida após o almoço para quem não terá acesso a escova dental. "Ela melhora muito a limpeza dos dentes momentaneamente, mas isso deve ser uma exceção, não uma regra", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário