segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

EUA DERRUBAM PROIBIÇÃO DE ANOS E HOMOSSEXUAIS PODEM DOAR SANGUE...

FONTE: iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.
A FDA anunciou que é "apoiada por dados científicos sólidos e que continua protegendo o suprimento de sangue".
As autoridades federais dos Estados Unidos resolveram derrubar uma proibição de 32 anos e, a partir de agora, os homens homossexuais e bissexuais do país podem doar sangue. Mas com uma ressalva: a FDA (Food and Drug Administration) exige que a última relação sexual do doador tenha sido há mais de 12 meses.
Segundo reportagem da AP, grupos médicos e ativistas gays lutavam por essa liberação, já que a proibição não podia mais ser justificada com base em testes modernos efetuados recentemente. A FDA anunciou que é "apoiada por dados científicos sólidos e que continua protegendo o suprimento de sangue" dos EUA.
A proibição vitalícia foi colocada em prática no início da década de 80, principalmente por conta do início da crise de Aids. Atualmente, além dos norte-americanos, Austrália e Inglaterra também permitem a doação.

David Stacy, integrante da Campanha de Direitos Humanos dos Estados Unidos, o maior grupo de homossexuais do país, comemorou a decisão como "um passo na direção certa", mas que ainda está longe do ideal. "Os gays e bissexuais continuam sendo estigmatizados por aqui", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário