sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

HIIT: ENTENDA POR QUE ESTE TREINO EMAGRECE...

FONTE: , Givanildo Matias, (www.msn.com).

O HIIT é uma metodologia de treino que tem ganhado cada vez mais espaço na mídia e muitos adeptos. O hiit que hoje é um dos temas mais falados em congressos fitness, academias e no mundo dos personals trainers ganhou essa fama principalmente norteado pela promessa de trazer excelentes resultados para o emagrecimento treinando em menos tempo, com treinos de 4 a 20 minutos. Será que isso é verdade? Sim, é verdade e os benefícios não param por ai mas antes vamos entender o conceito do que é esse tal de HIIT.

O HIIT vem do termo em inglês high intensity interval training que no português seria treinamento intervalado de alta intensidade, na pratica seria como fazer estímulos de altíssima intensidade com períodos curtos de descanso passivo ou ativo. Os estudos com o HIIT já são bem antigos, ou seja, ele é novo no Brasil mas o método existe há um bom tempo.

                      

A grande maioria desses estudos demonstram o poder que esse método tem principalmente para quem busca o emagrecimento comparados a métodos mais tradicionais como o treinamento continuo que traduzindo seria de ficar 1 hora andando na esteira, cenário que faz parte da grande massa de pessoas que frequentam academias.
O hiit colabora para o emagrecimento principalmente por 4 fatores:
-Mais gasto de calorias durante o treino, tenho registro de alunos com o meu método baseado no hiit que é o hiit20, de gasto calórico de 317 calorias em 20 minutos de treino, para você ter ideia 1 hora andando na esteira iria queimar algo em torno de 250 calorias;Mais gasto de calorias após o treino, com esse método você gera um débito cardíaco que nada mais é do que uma conta negativa de oxigênio e assim que termina o treino seu corpo vai trabalhar mantendo o metabolismo acelerado para pagar essa conta e isso será as custas de mais gordura;Mais produção de GH. Por ter um estresse metabólico alto, o HIIT esgota rapidamente o estoque de gligogêncio (carboidratos) do seu corpo, e com isso aumenta a produção do hormônio GH que irá contribuir para usar a gordura como fonte de energia além de favorecer o aumento de massa muscular;Diminuição da grelina. A grelina é um hormônio ligado a fome, e existe registros da ciência do hiit atuar suprimindo esse hormônio que por consequência traz uma diminuição na vontade de comer.

Além de tudo isso, dependendo de como o HIIT for trabalhado pode trazer benefícios para o condicionamento cardiorrespiratório, agilidade, equilíbrio, força muscular e coordenação. Os tempo de treino dura em média de 4 a 20 minutos, vale apena deixar claro que na ciência a maioria dos estudos foram feitos em bicicletas ergométricas, o que é totalmente diferente da epidemia de exercícios/treinos que são intitulados de hiit, mas o que precisa ficar claro que é que o que determina o hiit não é o exercício de fato mas principalmente a intensidade dos estímulos que nos estudos ultrapassam a marca de 90% da frequência cardíaca máxima e essa intensidade pode ser alcançada com várias combinações e por isso a orientação profissional é indispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário