sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

INGERIR ÁGUA ANTES DE UMA REFEIÇÃO AJUDA NA PERDA DE PESO?...

FONTE: *** Dr. Tufi Dippe Jr, (portaldocoracao.uol.com.br).

A obesidade pode ser avaliada através do índice de massa corporal, ou IMC, o qual é calculado através da divisão do peso em kg pela altura ao quadrado em metros. Indivíduos obesos, ou seja, com um IMC igual ou maior que 30 kg/m², têm maior mortalidade por todas as causas do que os indivíduos com IMC normal, que é definido como 18,5 até 24,9 kg/m².

A perda de peso pode ser obtida através de uma dieta hipocalórica, preferencialmente associada a um programa de atividades físicas diárias. O ideal é tentar contabilizar cerca 300 minutos por semana de uma atividade física moderada, como caminhadas rápidas.

A ingestão de água antes de uma refeição pode ajudar na perda de peso?

Pesquisadores descobriram que em adultos de meia-idade com sobrepeso ou obesidade, a ingestão de água potável antes de cada refeição principal auxiliou na perda de peso. Um total de 48 adultos com idades entre 55 e 75 anos, com um IMC de 25 até 40 kg/m², submetidos a uma dieta hipocalórica e que ingeriram 500 ml de água antes de cada principal refeição diária, obtiveram uma redução de peso de 44% maior ao longo de 12 semanas, quando comparados a outros indivíduos que não ingeriram água.

Beber água também pode ajudar na perda de peso de crianças com sobrepeso. Beber 10 ml/kg (180 ml em uma criança de 18 kg) de água fria pode resultar numa perda de peso adicional de cerca de 1,2 kg ao ano. Isto é obtido principalmente através de um aumento do gasto de calorias em estado de repouso repouso ocasionado pela ingestão da água fria.

Fonte: International Journal of Obesity.

Comentário do autor desse portal:
O estudo em questão é pequeno, logo, a evidência científica é muito fraca para afirmarmos que a ingestão de água pode ajudar no processo de emagrecimento. O carro-chefe para o emagrecimento continua sendo a dieta hipocalórica, preferencialmente associada à pratica regular de exercícios físicos.

Autor: Dr. Tufi Dippe Júnior - Cardiologista de Curitiba - CRM/PR 13700.


Dr. Tufi Dippe Jr

O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.


IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial. 

O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário