segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

CONSUMO MODERADO DE ÁLCOOL PODE SER BENÉFICO PARA O CORAÇÃO...


FONTE: , Sara Ventura, (www.msn.com).

Três a cinco doses por semana pode ser bom para o coração.


As pessoas que bebem vinho, licor ou cerveja regularmente estão menos propensas a ter insuficiência cardíaca e ataques cardíacos do que aqueles que raramente ou nunca bebem, de acordo com Imre Janszky, um professor de medicina social da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU).
Segundo Janszky, o álcool faz mais bem do que mal ao coração quando consumidos com moderação. Três a cinco doses por semana podem ser benéficas para o coração. «O álcool pode causar o aumento da pressão arterial, por isso, é melhor beber quantidades moderadas com relativa frequência», garante Janszky.
Em conjunto com alguns colegas da NTNU e com o Instituto Karolinka, em Estocolmo, Imre Janszky publicou dois estudos sobre a relação entre o álcool e a saúde do coração. Um deles trata a temática da insuficiência cardíaca e o outro está relacionado com o infarto agudo do miocárdio.
Em ambos os estudos, a pesquisa demonstrou que as pessoas que bebem álcool regularmente têm uma saúde cardiovascular melhor do que aqueles que consomem pouco ou nenhum álcool. Aqueles que beberam três a cinco doses por semana foram detectados 33% menos propensos a ter insuficiência cardíaca do que aqueles que se abstiveram ou bebiam álcool com pouco frequência.
No caso de ataques cardíacos, o risco é reduzido em 28% com cada incremento de uma bebida adicional.

«A relação entre o álcool e a saúde do coração foi estudada em muitos países incluindo os EUA e as nações do sul da Europa. As conclusões foram as mesmas, mas os padrões de consumo nesses países são muito diferentes em relação à Noruega. Em países como França e Itália são poucas as pessoas que não bebem», diz Jansky à ‘Science Daily’. «Isso levantou a questão de saber se os resultados anteriores poderiam ser totalmente de confiança».

Nenhum comentário:

Postar um comentário