sábado, 27 de fevereiro de 2016

PIERCING DEVE SER REMOVIDO A CADA HIGIENIZAÇÃO BUCAL...

FONTE: Redação, (www.msn.com).



Na língua, no lábio ou na bochecha. Um piercing na região bucal merece cuidado redobrado independentemente do material de que é feito - ouro, prata, titânio ou resina.

Segundo o cirurgião-dentista Miguel Ângelo Rodrigues, podemos considerar o piercing como uma “ferida que não fecha”. Por isso é fundamental muita atenção na hora da higienização. Além de escovar os dentes normalmente, a pessoa precisa tirar o acessório para limpá-lo corretamente. Além de evitar usar álcool: o líquido causa danos à saúde pois provoca irritações em mucosas, como é o caso da boca. Rodrigues conta que o ideal é higienizar com água ou mesmo pasta de dente.

Logo após a colocação, recomenda-se passar antisséptico bucal sem álcool três vezes ao dia, segundo Paula Rocha, de um estúdio de piercings e tatuagens. Para limpar o acessório, é ideal que a escova de dentes seja trocada. Comidas gordurosas e carne de porco devem ser evitadas por 15 dias porque atrasam a cicatrização. Enquanto alimentos muito quentes podem agravar o inchaço causado pela perfuração, cítricos e apimentados não são aconselhados devido à ardência que podem provocar. Não ingerir bebida alcoólica destilada, não fumar e não beijar são outros cuidados importantes nesses primeiros dias.

Outro cuidado fundamental é na hora de escolher o material do piercing. Ouro, prata e titânio são bem aceitos por especialistas. Rodrigues lembra que os materiais são utilizados para outros cuidados com a boca, como o caso de implantes. Mas o consumidor deve ter certeza que comprou o acessório feito nesses três materiais. É mais comum do que imaginamos piercings feitos de latão sendo comercializados como se não oferecessem riscos de infecção. “É fundamental cuidar a procedência”, alerta Rodrigues.

Sem a correta limpeza do piercing há a possibilidade da formação de uma placa bacteriana, a famosa sujeira, que pode se tornar uma infecção. Dependendo da gravidade, até mesmo um câncer de boca pode surgir a partir dos maus cuidados com o acessório colocado na boca. Se for colocado na língua, o cuidado deve ser ainda maior, já que a região é mais propícia a infecções.


Fique de olho também para evitar batidas ou mordidas nos acessórios. Os de metais podem acabar quebrando os dentes; e quando colocados no lábio, uma batida pode rasgá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário