quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

REABILITAÇÃO CARDÍACA EM IDOSOS APÓS UM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO...

FONTE: *** Dr. Tufi Dippe Jr (portaldocoracao.uol.com.br).

                                   
O infarto agudo do miocárdio (IAM), conhecido popularmente como ataque cardíaco, é uma das principais causas de morte entre pacientes idosos. Após a fase aguda de um IAM é fundamental que idosos capazes de iniciar um programa de reabilitação cardíaca, o qual deverá incluir, entre outras coisas, a prática regular de exercícios físicos supervisionados, se integrem de forma regular nessa modalidade de prevenção.
Embora a reabilitação cardíaca tenha seu valor comprovado no pós-IAM, os idosos frequentemente não têm sido incentivados a participarem dos programas.

Em um estudo sueco do Hospital Karolinska, que incluiu pacientes recuperados de IAM entre 65 e 84 anos de idade, ficou demonstrado o aumento da tolerância aos esforços após um período de 3 a 12 meses de exercícios físicos, bem como melhora da qualidade de vida, forma física, autoestima, e sensação de bem-estar no grupo reabilitado em relação ao grupo de controle que não aderiu ao programa de reabilitação.

Pacientes idosos também devem ser submetidos a exercícios de força (musculação), além dos habituais exercícios aeróbios, como caminhar ou pedalar, que fortalecerão a musculatura, com consequente melhora do equilíbrio e do risco de quedas, uma causa comum de complicações em pessoas idosas.

*** Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. CRM/PR 13700. Cardiologista de Curitiba.

*** Fonte: Piegas LS, Timerman A, Feitosa GS, Nicolau JC, Mattos LAP, Andrade MD, et al. V Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Arq Bras Cardiol. 2015; 105(2):1-105.

Dr. Tufi Dippe Jr

O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.


IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial. 

O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário