sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

SAIBA QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM O NARIZ PARA UMA BOA RESPIRAÇÃO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Lavagem nasal e hábitos de higiene são importantes para se proteger contra os agentes alérgenos do dia a dia.

Você sabia que a lavagem nasal diariamente é tão importante quanto à escovação dos dentes? O trato respiratório fica exposto a diferentes agentes alérgenos, como poeira, fungos e mofo, além de fatores irritantes, como fumaça de cigarro, vestígios de materiais queimados, poluição, pólen e produtos químicos. Para removê-los, recomenda-se a limpeza da mucosa nasal todos os dias.
Quando esses agentes entram em contato com o organismo, podem desencadear crises alérgicas e favorecer o aparecimento de obstrução e congestão nasal, causando dificuldades no ato de respirar. Além de sintomas nasais, essas substâncias ainda podem levar a irritações nos olhos e na garganta.
A lavagem nasal com solução de cloreto de sódio 0,9%, tem ação fluidificante nas secreções e é capaz de umidificar as mucosas, auxiliando na remoção dos agentes agressores. A limpeza das vias aéreas deve ser realizada pelo menos duas a três vezes ao dia, pois auxilia o bom funcionamento do nariz.
Se o indivíduo estiver com congestão, obstrução e/ou prurido nasal, pode utilizar para amenizar ou controlar os sintomas associações de descongestionante de uso sistêmico com anti-histamínicos, como maleato de bronfeniramina, associado ao cloridrato de fenilefrina.
O maleato de bronfeniramina reduz efetivamente as secreções do nariz e da garganta e diminui o edema e a congestão do aparelho respiratório. Já o cloridrato de fenilefrina é um descongestionante nasal que causa uma vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos) e, dessa forma, reduz a congestão, servindo como um complemento à ação antialérgica do maleato de bronfeniramina.

Cuidados:
Se você sofre de algum tipo de doença respiratória, confira abaixo algumas dicas para ajudar no controle do problema:
- Realize a limpeza de carpetes, estofados e sofás com produtos adequados pelo menos duas vezes na semana, além da higienização diária de pisos frios. O hábito ajuda a impedir a instalação de ácaros. O ideal é não ter dentro de casa cortinas, bichos de pelúcia e objetos que acumulam pó;
- Evite deixar o ar condicionado sujo. A limpeza e manutenção dos sistemas de ventilação devem ser feitas com regularidade para averiguação da qualidade do ar e a prevenção da presença de fatores irritantes, de fungos patogênicos e toxigênicos causadores de problemas respiratórios. Informe-se com a empresa responsável pelo equipamento qual a frequência ideal de higienização;

- Evite a exposição prolongada a fatores irritantes, como fumaça de cigarro, perfumes, tintas, esmaltes, removedores, produtos de limpeza e inseticidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário