sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

VOCÊ OUVE BEM? FAÇA TESTE E DESCUBRA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Uso abusivo dos fones de ouvido, exposição constante a ruídos, doenças infecciosas, são várias as causas da perda auditiva e o problema é mais comum do que se imagina.



Televisão muito alta, repetição de perguntas, dificuldade para falar ao telefone, isolamento e depressão, estes são alguns sintomas indicativos de perda auditiva, especialmente em pessoas idosas.

O problema é comum também entre jovens, podendo ser congênito, causado por acidentes ou doenças e até mesmo pela exposição ao som alto. Independentemente da causa, sempre há uma solução para minimizar ou até mesmo reverter o problema, a partir de tratamentos e da tecnologia disponível.

“Muitos não percebem que têm o problema. Outros até sentem uma perda gradativa, mas adiam a visita ao médico e acabam agravando o problema” afirma a fonoaudióloga Andréa Abrahão da Direito de Ouvir, rede de clínicas de reabilitação auditiva.

Segundo a especialista, o agravamento da perda auditiva poderia ser evitado caso as pessoas tivessem mais acesso a informações. Um simples exame de audiometria, por exemplo, identifica o problema em segundos e, a partir dele, a pessoa pode ser encaminhada para o tratamento mais adequado.

“Ter a audição reabilitada significa muitas vezes recuperar a autoestima e qualidade de vida. Afora o fato de os aparelhos atuais serem mais acessíveis, mais confortáveis e serem muito mais discretos, uma característica importante, pois muitas pessoas deixam de usar o aparelho por vergonha.”
Confira este teste desenvolvido pelo NIDCD (Instituto Nacional de Deficiência Auditiva e Distúrbios de Comunicação) do Governo dos Estados Unidos, para ajudar as pessoas identificarem se possuem problemas auditivos.

TESTE: Você tem perda auditiva?
Se você tem entre 18-64 anos, as perguntas a seguir vão te ajudar a determinar se você precisa ter sua audição avaliada por um profissional de saúde. Responda SIM ou NÃO às perguntas:

1. Uma dificuldade para ouvir te faz sentir envergonhado quando você conhece pessoas?
Sim  Não

2. Uma dificuldade para ouvir te faz sentir frustrado quando você fala com familiares?
Sim  Não

3. Você tem dificuldade de escutar ou entender colegas de trabalho ou clientes?
Sim  Não

4. Você se sente mais devagar por ter uma dificuldade para ouvir?
Sim  Não

5. Uma dificuldade para ouvir te atrapalha ao visitar amigos, parentes ou vizinhos?
Sim  Não

6. Você tem dificuldades para acompanhar um filme no cinema ou peça de teatro?
Sim  Não

7. Uma dificuldade para ouvir te leva a ter discussões com familiares?
Sim  Não
8. Você tem dificuldade para ouvir a TV ou Rádio?
Sim  Não
9. Você sente que qualquer dificuldade que você tenha para ouvir atrapalhe sua vida social?
Sim  Não
10. Um problema auditivo te causa dificuldade quando está em um restaurante com relativos ou amigos?
Sim  Não.
Se você respondeu “Sim” para três ou mais dessas perguntas, você deve visitar um médico otorrinolaringologista (especialista em orelhas, nariz e garganta) ou uma profissional fonoaudiologista para uma avaliação auditiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário