quarta-feira, 23 de março de 2016

EXPERIMENTO EXPLICA POR QUE AS PESSOAS BEIJAM DE OLHOS FECHADOS...

FONTE: *** Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).


Um experimento ajuda a responder por que é irresistível fechar os olhos durante um beijo apaixonado. Muita gente acredita que isso acontece porque é difícil focar a visão em algo tão próximo, como o rosto da outra pessoa. Mas, para pesquisadores britânicos, a resposta para isso está na incapacidade de processar uma informação visual e outra tátil ao mesmo tempo.

Segundo psicólogos da Universidade Royal Holloway, na Inglaterra, ter de se concentrar em uma tarefa visual reduz a habilidade das pessoas para processar um toque. Para chegar à conclusão, eles conduziram um experimento em que voluntários tinham que encontrar uma letra no meio de várias, ao mesmo tempo em que tinham de responder a uma leve vibração na mão.

Quando o grau de dificuldade da tarefa ficou mais difícil, os participantes não foram capazes de notar a vibração, ou seja: a sensibilidade ao estímulo tátil ficou reduzida diante de uma tarefa visual complexa.

Os pesquisadores dizem que isso já tinha sido comprovado em relação a estímulos visuais e auditivos. Por isso eles decidiram investigar se o mesmo acontecia com o sentido do toque.

O objetivo não foi desvendar a questão do beijo, mas para alertar empresas que têm lançado tecnologias como alarmes táteis para motoristas. Para os autores, esse tipo de aviso pode falhar se o condutor estiver tentando ler uma placa, por exemplo.

Os resultados também podem valer para outras situações que envolvem o toque, como a leitura de braille ou o sexo. E ajudaria a explicar, ainda, por que é comum as pessoas não perceberem o celular vibrando quando estão procurando uma pessoa no meio de uma multidão.

O trabalho foi publicado no Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance e divulgado no jornal britânico The Telegraph.

     

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário