segunda-feira, 18 de abril de 2016

CIRCUNCISÃO NÃO DIMINUI SENSIBILIDADE DO PÊNIS, DIZ PESQUISA...

FONTE: *** Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).


Muita gente questiona se a circuncisão poderia levar a uma redução na sensibilidade do pênis na idade adulta. Segundo um estudo publicado recentemente, isso não acontece.

Para chegar à conclusão, pesquisadores testaram duas hipóteses que justificariam a diferença. A primeira é que a glande, exposta, ficaria menos sensível com o passar do tempo. A segunda é que o prepúcio seria uma área mais sensível do que outras partes do pênis.

O estudo, conduzido por uma equipe da Universidade de Queen, no Canadá, aplicou testes sensoriais em 30 homens circuncidados e 32 com o pênis intacto. Todos eram saudáveis e tinham idades entre 18 e 37 anos. O exame envolvia resposta a toque, calor e dor em diferentes partes do membro. Nenhuma das hipóteses foi confirmada, segundo os pesquisadores.

Eles também compararam o nível de sensibilidade do prepúcio com uma área do antebraço e não houve diferença significativa nas respostas. Já outras partes do pênis, como o eixo e a glande, foram mais sensíveis a estímulos de dor que o antebraço, por isso os pesquisadores concluíram que o prepúcio não é a parte mais sensível do membro masculino.

Os participantes ainda tiveram sua função sexual avaliada com medidas variadas (satisfação durante a penetração, orgasmo etc), e as diferenças não foram significativas entre os dois grupos.

Os autores observam, de qualquer forma, que são necessários mais estudos sobre o tema. Os dados foram publicados no The Journal of Urology e divulgados no jornal britânico Daily Mail.

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário