quarta-feira, 18 de maio de 2016

SAIBA O QUE OS JOVENS PENSAM SOBRE SEXUALIDADE, HIV E AIDS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

ABIA vai à campo saber o que os jovens pensam sobre sexualidade, HIV e AIDS.
Dezesseis voluntários/as, entre 18 e 59 anos, foram selecionados/as para realizarem a aplicação do questionário “Treinamento das Prevenções”, nova pesquisa de campo do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens, da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA).

O questionário contém 54 perguntas, que abordam temas como gênero, sexualidade, HIV e AIDS, violência e comportamento. Cada voluntário é responsável por 30 questionários, o que vai gerar um total de 480 entrevistas.

A ação já está em curso e pretende atingir, principalmente, zonas periféricas do estado do Rio de Janeiro, como a Baixada Fluminense. As entrevistas deverão ser concluídas até 10 de junho.

O público alvo das entrevistas são os/as jovens, de 18 a 29 anos, de diferentes credos, gêneros, níveis de escolaridade, orientação sexual, tribos, entre outros. A ideia é garantir a pluralidade dos participantes. Há também uma preocupação em privacidade das fontes.

“Após a aplicação do questionário o entrevistado deve assinar, atestando que as respostas realmente são suas. Mas tomamos o cuidado de garantir que a identidade será mantida em sigilo. Os voluntários deverão aplicar o questionário com jovens dos espaços sociais habitados por eles mesmos no dia a dia”, explica Vagner de Almeida, coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens.

A segunda etapa da pesquisa prevê a análise quantitativa e qualitativa dos 480 questionários pela equipe ABIA e especialistas convidados. De acordo com Almeida, as impressões dos entrevistadores também farão parte do cruzamento dos dados.

“Interessa-nos, dentre outros assuntos, saber em quais questões os entrevistados tiveram mais dúvidas ou não souberam responder, qual pergunta causou um choque ou constrangimento, em quais locais são mais urgentes ações ‘in loco’”, avisa o coordenador.

Junto com o questionário, a ABIA organizou um glossário de 3 páginas sobre temas afins para apoiar os participantes, dos quais destacamos os seguintes tópicos:

GLOSSÁRIO ABIA.
Gênero – é uma identidade adotada por uma pessoa de acordo com seus genitais, sua psicologia ou papel na sociedade.

Sexualidade – é um termo amplo que engloba vários fatores e dificilmente se encaixa em uma única definição. O termo relaciona-se diferentemente em cada indivíduo de acordo com suas experiências e realidades vividas.

Transgêneros (travestis e transexuais) – condição onde a expressão de gênero ou a identidade de uma pessoa é diferente daquela biológica (de nascimento).

Direitos Sexuais – são direitos que garantem a toda e qualquer pessoa poder viver sua vida sexual com prazer e livre de discriminação.

Direitos reprodutivos – são direitos que compreendem o direito básico de todo casal ou indivíduo de decidir livre e responsavelmente sobre o número, o espaçamento e a oportunidade de ter filhos/as e de ter a informação e os meios de assim o fazer, gozando do mais elevado padrão de saúde sexual e reprodutiva.

HIV – é a sigla em inglês do “Vírus da Imunodeficiência Humana” causador da AIDS.

AIDS – é o estágio mais avançado da doença causado pelo vírus HIV.

Prevenção combinada – são novos métodos e tecnologias de prevenção que, associadas ao uso do preservativo, podem contribuir para a prevenção do HIV oferecendo assim novas alternativas cientificamente eficazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário