sábado, 25 de junho de 2016

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS SE AGRAVAM COM A CHEGADA DO INVERNO E DAS FESTAS JUNINAS...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.


No mês de junho e julho se comemoram os dias de alguns santos como Santo Antonio, São João e São Pedro, e os festejos  quase sempre vem acompanhados de fogueira e fogos. Para quem tem  problemas respiratórios essa é uma das piores épocas do ano, ainda mais que é justamente quando o Inverno se inicia. Em muitas cidades a temperatura baixa o suficiente para despertar algumas doenças que em outras estações ficam mais controladas. Esse é o caso da asma, rinossinusites e da bronquite .

Para quem sofre de doenças respiratórias o período junino é um dos mais perigosos. Fogos, fumaça e temperaturas mais frias, uma combinação que aumenta muito o risco de uma crise. Na tentativa de evitar perder os festejos por conta disso, o melhor é seguir algumas dicas:

Evite ficar exposto a fumaça dos fogos.
Busque ficar distante das fogueiras. O ideal é ficar contra o vento.
Evite soltar fogos e ficar próximo da fumaça.
Agasalhe-se o suficiente para a queda de temperatura.
Não ingerir bebidas alcoólicas.

A fumaça dos fogos juninos tendem a irritar as mucosas das vias aéreas, causando inflamação e até infecções virais. Crianças e idosos precisam de atenção especial, assim como pessoas que já sofre de alergias. Caso fique com olhos vermelhos, tossi, ou sinta algum desconforto respiratório após o contato com a fumaça, é indicado realizar a lavagem nasal com soro fisiológico e, em casos mais graves, busque a ajuda de um médico para que possa ser prescrito medicações antialérgicas e anti-inflamatórias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário