segunda-feira, 20 de junho de 2016

MATURIDADE É A "CHAVE" PARA RELACIONAMENTOS À DISTÂNCIA SEREM SAUDÁVEIS, ANALISA TERAPEUTA...

FONTE: Gabrielle Bertoni/Redação RedeTV! (www.redetv.uol.com.br).


Graças aos avanços tecnológicos em todo o planeta, namorar ou manter uma relação com alguém que não está geograficamente próximo se tornou algo mais fácil e está cada vez mais corriqueiro. Porém, há muitas pessoas que ainda acreditam que esse tipo de relacionamento tende a fracassar na grande maioria dos casos.

Em entrevista ao Portal da RedeTV!, a terapeuta comportamental Ramy Arany afirma que os modelos de relacionamentos da atualidade são outros, e isso se deve à mentalidade humana que segue em constante mutação. "As pessoas estão mais acomodadas dentro de um modelo que está fora daquilo que sempre vivenciamos, que é aquela relação com o casal um perto do outro. A comunicação através da tecnologia já permite isso", explica.

Luiz Cieslak, que está nos Estados Unidos há 10 meses para estudar, namora Bruna Wackerha, estudante de Relações Públicas da Universidade Estadual de São Paulo. Ela reitera que sem as tecnologias seria quase impossível manter o relacionamento. "Conversamos diariamente via WhatsApp e semanalmente por Skype. Assim, nos mantemos presentes no dia a dia um do outro, mesmo com a distância", conta.

Para a terapeuta, apesar de ser algo positivo, tecnologia nenhuma é capaz de substituir a presença física, o toque, as conversas pessoalmente, o beijo ou até mesmo o sexo em uma relação. Com isso, tudo acaba ficando mais prejudicado e suscetível. "Maturidade e facilidade de se adequar ao novo modelo do relacionamento são imprescindíveis para driblar os problemas, até porque a carência emocional e afetiva existem", pontua. O ciúmes e saudade, por exemplo, são dificuldades que podem ser contornadas, só depende do casal.

Embora haja complicações, Ramy ressalta que é possível manter uma relação saudável à distância perfeitamente. "Já vi muitos (casos) desses darem certo. Geralmente são os com pessoas mais velhas, já que os jovens às vezes carecem de maturidade, mas pode ser duradouro com certeza", finaliza. 


Aos que amam à distância, Bruna, que se diz ansiosa pelo próximo encontro com seu namorado, deixa um conselho: "Se a pessoa ama alguém e sabe da importância que esta tem na vida dela, não pode deixar que a distância atrapalhe tudo o que ainda pode estar por vir. Vale a pena lutar e insistir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário