quarta-feira, 27 de julho de 2016

CONGELAR FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES É SAUDÁVEL?...

FONTE:ao Minuto, Notícias Ao Minuto, (www.msn.com).

Congelar alimentos é um hábito muito rotineiro, que quase todas as pessoas fazem em casa. Não estamos falando da comida comprada congelada, mas dos vegetais comprados congelados, como brócolis e cenoura, ou congelados em casa mesmo. Apesar de ser um hábito prático, por vezes resta a dúivda: será que o alimento continua sendo saudável após o congelamento?

Segundo o site Terra, o sabor, a textura e os nutrientes são preservados após o congelamento, desde que sejam seguidos alguns passos.

Ainda segundo o site, tudo o que é congelado pode perder qualidades organolépticas (cheiro, textura, sabor e cor). Contudo, as perdas são mínimas e quase imperceptíveis se o processo for realizado de forma adequada. Especialistas alegam que os alimentos congelados só devem ser uma opção quando os frescos não estiverem disponíveis - do contrário, opte sempre pela versão natural. Os alimentos congelados são colhidos antes do ponto de maturação, para que os danos com o transporte sejam minimizados. Com isso, os alimentos não atingem seu auge nutricional, e o tempo passado na prateleira do supermercado faz com que eles continuem perdendo nutrientes.


Contudo, no processo de ultracongelamento, recomendado pelo FDA (órgão de controle alimentar e de medicamentos dos EUA), os alimentos são colhidos em seu ponto certo de maturação e passam para o congelamento de forma quase imediata. Primeiramente, eles são mergulhados em água fervente, depois congelados o mais rápido possível, a temperaturas que podem chegar nos 40 graus negativos. Desta forma, a vida útil do alimento aumenta, as bactérias com potencial nocivo são eliminadas e as frutas e vegetais continuam com a totalidade de seus nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário