sábado, 23 de julho de 2016

CORTE CAFÉ, O ÁLCOOL E OUTRAS 18 FORMAS DE DORMIR MELHOR...

FONTE: Rachel Burge, (www.msn.com).


COMO DESCANSAR DE VERDADE DURANTE O SONO.
Todo mundo, em algum momento, já teve dificuldade de dormir. Se a insônia ou o sonambulismo são problemas para você, tente alguma destas 20 dicas comprovadas pode ajudar a pegar no sono e dormir como um bebê. A primeira delas é: acorde todo dia na mesma hora. O corpo aprende e isso ajuda a ter sono na hora correta.

TIRE A TV DO QUARTO DE DORMIR.
As luzes azuis artificiais das telas de TV alteram o relógio biológico e agem como estimulante.  Desligue a TV e não use laptops, smartphones ou tablets antes de dormir.

 TOME UM LEITINHO QUENTE.

O cálcio do leite ajuda o seu corpo a processar o triptofano, um aminoácido que estimula a melatonina, um indutor do sono, enquanto a rotina de preparar o leite ajuda a mente a entender que é hora de dormir.

EXERCITAR-SE NO INÍCIO DA NOITE.
Exercitar-se (o bastante para suar) ajuda a aliviar o stress e libera substâncias que provocam o bem-estar. A melhor hora para seu exercício é das 16h às 19h. Qualquer fração de hora que passar das 19h a temperatura e os níveis de adrenalina podem atrapalhar o sono - sua temperatura tem que estar em queda para você dormir.

ESCONDA O DESPERTADOR.
Saber que você precisa acordar em pouco tempo vai aumentar a sua ansiedade, impedindo o relaxamento. Não fique olhando o relógio.

TOME UM BANHO (DE BANHEIRA).
Não é muito ambientalmente responsável, mas tomar um demorado banho de banheira vai ajudar a relaxar. A água morninha ajuda a relaxar e uma essência perfumada na espuma do banho pode melhorar a sensação de bem-estar.

MANTENHA TEMPERATURA AGRADÁVEL.
Seu quarto deve estar em uma temperatura confortável (não menos que 18º Celsius e não mais que 25º). Se estiver mais quente que isso, abra a janela. Se estiver mais frio, use um aquecedor, porque o corpo vai ter que trabalhar pra manter sua temperatura.

BLOQUEIE O BARULHO.
Se você tem problema em pegar no sono mas dorme bem quando consegue dormir, tente usar tapa-ouvidos. Pesquisadores afirmam que ouvir barulhos nas primeiras e nas últimas duas horas de sono pode prejudicar o sistema imunológico, mesmo se você não acordar.

TROQUE DE COLCHÃO.
É difícil dormir em um colchão velho, que já esteja muito duro ou muito mole. Especialistas indicam que um colchão deve ser trocado a cada 7 anos ou 20 mil horas de uso.

CORTE A CAFEÍNA.
Corte toda a cafeína após às 14h. São necessárias seis horas para processar a substância depois do último gole que você dá. Lembre-se que chá e refrigerantes também contém cafeína.

NÃO BEBA ÁLCOOL.
O álcool pode ajudar a dormir, mas o sono é de má qualidade. Os estudos apontam que dormir bêbado faz com que você acorde a cada 90 minutos.

PARE DE FUMAR.
Estudos mostram que fumantes têm mais dificuldade de dormir e seu sono é de pior qualidade.

TENTE TOMAR VALERIANA.
Antes de apelar para remédios tarja preta, tente a erva valeriana, que ajuda a dormir depois de algumas semanas de administração.

SUPLEMENTOS A SE DAR UMA CHANCE.
Extratos de lúpulo são bons como sedativos e podem ajudar a quem não consegue relaxar. Tente também o magnésio, que além de ser um relaxante natural ajuda nas câimbras. 

APRENDA A RELAXAR.
Se os pensamentos te mantém acordado preocupado, aprenda a relaxar usando uma música para baixar a tensão, meditar ou fazer uma yoga suave.

ESCREVA SUAS PREOCUPAÇÕES.
Se você está preocupado com alguma coisa ou passa por uma má fase, escreva o que lhe aflige, ou coisas que precisa fazer e coloque as anotações longe. Ajuda na hora de manter as preocupações afastadas de você na hora de dormir.

NÃO FIQUE ACORDADO PENSANDO EM PROBLEMAS.
Se você acordou, não fique pensando nos problemas. É melhor levantar e ir fazer alguma coisa ao invés de se preocupar que não está dormindo. Vá a outro recinto da casa e tente ler.

REGULE A CLARIDADE.
Luzes claras vão te deixar acordado. Regule a claridade até meia hora antes de dormir e use uma luz suave se precisar ir ao banheiro.

DESLIGUE-SE.
Tente relaxar cada parte do seu corpo, uma por uma. Imagine que está indo a uma grande sala de controle do seu corpo e desligue cada parte do seu corpo.

COMA UMA BANANA.

As bananas contém triptofano, que estimula a produção de melatonina e serotonina no cérebro e ainda contém magnésio, que é um relaxante natural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário