quarta-feira, 27 de julho de 2016

DIAGNÓSTICO PARA ZIKA E DENGUE AGORA TEM RESULTADO EM NO MÁXIMO 2 HORAS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Os novos testes foram aprovados pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa) em fevereiro.

O tempo de espera pelo resultado, que em Salvador chega a mais de uma semana, foi reduzido desde que o Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) passou a realizar exames laboratoriais para o diagnóstico de arboviroses, doenças causadas por alguns tipos de vírus transmitidos por mosquitos, fazendo a análise do material coletado em seu próprio laboratório.
“O nosso pioneirismo está em fazer a análise do material no nosso laboratório. Isso possibilita a redução do tempo de entrega do laudo. Assim, para os pacientes internados ou da emergência conseguimos liberar o resultado em até duas horas. Para os que procuram o nosso posto de coleta ambulatorial o resultado pode ser entregue no mesmo dia”, destaca o coordenador do Laboratório do Cárdio Pulmonar, o médico patologista Fábio Sodré.
Os novos testes, aprovados pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa) em fevereiro, conseguem detectar a presença de dois tipos de anticorpos, o IgG (imunoglobina G) e IgM (imunoglobina M) contra o zika vírus e o vírus da dengue, já para o diagnóstico da chikungunya apenas anticorpos da classe IgM estão disponíveis.
Os anticorpos IgG indicam se houve uma infecção mais antiga pelo vírus. Já os anticorpos IgM são produzidos na fase aguda da doença e indicam o contato recente com o vírus e podem ser detectados entre  cinco  e  sete  dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.
Outra novidade em relação ao diagnóstico de arboviroses é a possibilidade de detecção direta do vírus da dengue pela pesquisa do antígeno NS1 que possibilita o diagnóstico de dengue nos primeiros sintomas da doença.
Todos estes exames passaram a fazer parte do rol de exames da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no ano de 2016, o que obriga as operadoras de planos de saúde a pagarem por estes testes laboratoriais. Caso não haja acordo entre a operadora e a laboratório, o paciente tem o direito de solicitar o reembolso do valor pago junto ao plano.

O laboratório está localizado no Centro Médico Cárdio Pulmonar, na Rua Ponciano Oliveira, 157, no bairro do Rio Vermelho e funciona de segunda-feira a sábado. A unidade garante conforto, agilidade no atendimento dos pacientes e o desjejum é servido pelo Seven Café. Além de uma equipe altamente especializada, composta por médicos, bioquímicos, biomédicos, atendentes, supervisores e coletadores, o laboratório do HCP participa do programa de Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM), uma garantia da qualidade dos resultados fornecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário