sexta-feira, 22 de julho de 2016

DOENÇAS DO INVERNO: A RELAÇÃO ENTRE SINUSITE E SAÚDE BUCAL...

FONTE: , (www.msn.com).


O inverno chegou e, com ele, uma série de incômodos e inflamações comuns no período mais frio do ano. A sinusite é uma delas: atinge cerca de 30 milhões de brasileiros por ano. Deste total, 10% dos casos tem origem ligada a problemas dentários ou procedimentos odontológicos mal sucedidos.

A sinusite é causada por inflamações nos seios maxilares, área do crânio próxima à arcada dentária, separada dos dentes posteriores apenas por uma camada de ossos e ligada à região bucal por diversos vasos sanguíneos. Entre os problemas que podem desencadear a inflamação, a cárie em estado avançado é um dos principais. Segundo o dentista Juliano Borges Peres (CRORS 14206), um dente em processo infeccioso pode criar uma lesão na sua raiz, atingindo o seio maxilar e causando a inflamação que origina a sinusite.

Procedimentos dentários mal sucedidos também podem inflamar os seios faciais. Em determinadas extrações dentárias, pedaços da raíz de um dente ou mesmo produtos utilizados durante a operação podem acabar gerando uma inflamação na área. Durante o tratamento inadequado de uma raíz, por exemplo, um cisto pode acabar se formando na sua base, gerando um corpo estranho que pode penetrar na cavidade do seio facial. 

Em ambos os casos, é necessária a realização de uma cirurgia simples de remoção dos corpos estranhos que estejam causando a infecção. Embora ligada a complicações bucais em 10% dos casos, é recomendado que o paciente consulte primeiro um  otorrinolaringologista, profissional mais indicado para exames que envolvam os seios maxilares. Para reconhecer o que está originando a sinusite, é indicada uma tomografia computadorizada da região. Entre os sintomas mais comuns, estão dor de cabeça, dor de dente e gosto e cheiro ruim na boca. 


Entre os sintomas da sinusite, a obstrução das vias nasais pode fazer com que as pessoas afetadas pela inflamação respirem pela boca, o que diminui a produção de saliva e causa secura, dificuldade de deglutinação e lábios rachados. Para acabar com o ressecamento, é indicado beber bastante água e evitar o consumo de tabaco, álcool e bebidas com cafeína, como café, chás e refrigerantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário