sexta-feira, 29 de julho de 2016

FIBRAS ALIMENTARES: GRANDES ALIADAS DA SUA SAÚDE...

FONTE:, (www.msn.com).

Muito associadas ao bom funcionamento do intestino, as fibras estão presentes nas refeições de quem busca uma alimentação saudável. Os benefícios delas não são apenas o de fazer o intestino funcionar: as fibras também evitam uma série de doenças, inclusive as cardiovasculares, diabetes e auxiliam no emagrecimento.Elas se dividem em fibras solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis se ligam às gorduras e ao açúcar e depois são eliminadas através das fezes. São essas que ajudam a prevenir a diabetes e reduzir o colesterol. Elas formam uma espécie de gel quando ingeridas, pois se misturam com água.

Aveia - Rica em magnésio, responsável pela produção de proteínas, limpeza das artérias e diminuição dos radicais livres, a aveia possui uma série de benefícios além da proteção intestinal. Você pode consumi-la apenas salpicando em frutas, ou em receitas mais elaboradas, como em forma de mingau, bolo ebiscoitos

Mandioca - Rica em vitamina C e potássio, a mandioca é ótima para retardar o envelhecimento precoce e regular os líquidos do organismo. Além disso, ajuda a manter a saúde dos pulmões, cabelos e pele. Mas, atenção: evite consumi-la frita, pois a alta temperatura do óleo pode reduzir esses benefícios. Prefira consumir assada ou cozida, ou em preparações como em bolos , caldos e purês.

Frutas como maçã, maracujá, abacate, goiaba, pera - Ricas em vitaminas, as frutas também evitam uma série de doenças. Sempre que possível, não despreze as cascas, especialmente da maçã, uva, pera e goiaba, já que a concentração de fibras é maior ali do que na polpa. Prefira consumir frutas in natura ou em forma de sucos e com grãos, como aveia, chia ou linhaça, para que a sensação de saciedade dure mais.

As fibras insolúveis, por sua vez, oferecem sensação de saciedade (o que reduz a fome) e também o risco de câncer no intestino. A recomendação diária é de 25 a 35 gramas.

Ervilhas e lentilhas - Ervilhas equilibram o sódio e o colesterol, possuem ação antioxidante e previne doenças cardíacas. Já as lentilhas diminuem a TPM, previnem a diabetes e desintoxica o organismo. Além disso, são ótimas opções para substituir o feijão, já que você pode investir nos caldos de ervilha e lentilha, além de sopas e saladas.

Uva passa - Não tem meio termo: ou você ama ou odeia uva passa! Mas uma coisa é incontestável: ela é cheia de benefícios! É rica em cálcio, ferro, cobre, zinco e possui ação anti-inflamatória. Ou seja: as uvas passas previnem infecções, além de fortalecerem o sistema imunológico. Para quem ama, elas combinam com tudo (e não só no natal): saladas, sanduíches e até arroz de forno ficam uma delícia com elas.

Trigo, linhaça - São inúmeros os benefícios da linhaça! O trigo também é incrível, já que é rico em manganês, cobre, zinco, cálcio e ajuda a eliminar o açúcar do sangue. O ideal é consumir esses grãos sobre os alimentos ou em sucos.


Verduras e legumes - Folhas verde escuras, abóbora, milho fazem muito bem à saúde e oferecem desde proteção ao sistema imunológico até combate à anemia. Legumes como a abóbora e batata doce são queridinhos por quem busca uma vida mais leve e saudável e pratica exercícios físicos, já que eles são ótimas fontes de carboidratos "do bem". Invista em pratos coloridos e cheios de vegetais para uma refeição repleta de fibras e nutrientes fundamentais à sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário